28/01/2010

Invasão Francesa

Quando saímos daqui do Brasil em direção a Barcelona, há 2 anos e meio, vimos "Medos Privados em Lugares Públicos", filme de 2006 do genial Alain Resnais. Pensávamos que já nos aproximaria do velho continente e que me ajudaria a empolgar com o curso de cinema que fui fazer por lá. Pois me pareceu estranho que esse mesmo filme estreasse em Barcelona só em fevereiro de 2008, pelo menos uns seis meses depois. E mais estranho ainda é ver que hoje em dia, este mesmo filme segue em cartaz em São Paulo, junto com "Ervas Daninhas", o filme seguinte do mesmo diretor (de 2009).


Isso aponta para uma coisa que me parece curiosa: a Espanha está acostumada a pensar o Cinema - qualquer livraria têm sessões enormes de livros deste assunto (de autores -locais - também mais relevantes) e a versão da Cahiers du Cinema é melhor que qualquer publicação similar brasileira. Porém, nós damos muito mais espaço para o cinema Francês - e europeu, como um todo - apesar de estarmos historicamente e culturalmente sob influências tão diferentes.

Não sei se é por causa da mania bizarra (e nacionalista) deles de dublar todo e qualquer filme "comercial", ou se é porque filme "europeu" é também visto em Barcelona (que é também Europa, devo lembrar) como sendo filme alternativo ou intelectual e por isso é também projetado nas duas ou três salas estratégicas da cidade (e que aí, sim, passam filmes legendados).

O fato é que neste momento, há 13 filmes franceses em cartaz em São Paulo e pelo menos dois italianos, um sueco, um alemão e dois espanhóis, entre tantos outros. E não estamos numa cidade que está a 150 Km deste outro país.

Tudo bem que as maiores bilheterias do momento são por aqui a superprodução "Avatar" e a animação "Alvin e os esquilos 2", mas só de termos acesso a tudo isso estando aqui do outro lado do mundo, para mim já vale bastante.
por Ricardo Kenski

27/01/2010

Guia básico

Se a comida cair no chão, vc come ou não come? O Rica segue a Lei dos Cinco Segundos, ou seja, se o alimento em questão ficou menos do que este tempo no chão, tá limpo. Se você não confiar nessa regra tão simples quanto duvidosa, observe o gráfico abaixo e descubra se a manteiga, que sempre cai para baixo, está ou não contaminada.






Gráfico gentilmente tuitado por @gwercman, via este link

26/01/2010

O segredo de São Bento

Como vocês já sabem, um dos meus programas preferidos em São Paulo é passear pelo centro e um dos pontos obrigatórios é o Mosteiro de São Bento. Além de admirar a beleza da Catedral, dá pra comprar o melhor pão de mel do mundo (com recheio de geléia de framboesa), feito pelos beneditinos.

Pois no último fim de semana, o lugar ganhou um atrativo a mais: uma exposição de arte contemporânea, nas alas secretas do mosteiro. O claustro e as salas de meditação abrigam desde ontem as obras da mostra “Arte e Espiritualidade”, parte dos eventos em comemoração ao aniversário de São Paulo. Pela primeira vez em 412 anos de existência, o mosteiro abre as portas para uma mostra como essa, que inclui obras de artistas como Carlos Eduardo Uchoa, que participa com o vídeo "Cracolândia – consolação paulista”.
A gente vai lá neste fim de semana e conta pra vocês.
Local: Mosteiro São Bento http://www.mosteiro.org.br/
Endereço: Largo São Bento s/n - Centro
Visitas guiadas de hora em hora.
As infos completas você encontra nesta matéria do G1

25/01/2010

Cabaret Rock

Um festival de música alternativa de Lisboa ocupa, sem complexos, alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade. Uma experiência pra lá de interessante e uma oportunidade de conhecer alguns lugares que, provavelmente, você não visite se está na cidade por poucos dias. O Super Bock Em Stock aconteceu no comecinho de dezembro e foi uma bela surpresa na capital lusa. Além de horas e horas de bandas estranhas, algumas boas, outras nem tanto, tomei uma cerveja no Cinema São Jorge, andei livremente pelos corredores do Teatro Tivoli e acabei a noite no Cabaret Maxime, de onde são essas fotinhos! Momento túnel do tempo 2 por lá. (veja o 1 aqui). Essa cidade é incrível!!!!






22/01/2010

Espírito fashion

A São Paulo Fashion Week acaba hoje, e eu, que ando meio de mal com o mundo da moda, mostro para vocês a coisa mais interessante que eu vi na Bienal este ano. Quá!


21/01/2010

Sanduba super star!

Essa figura aí da foto é uma verdadeira estrela das ladeiras do bairro da Bica, pertinho do Chiado, em Lisboa. A minha memória falha em lembrar o nome do idealizador do fantástico Burguer Hari, que é vegetariano...e genial. Funciona assim: na capital lusa, se a chuva não cai e o frio não é insuportável, as ruas do Bairro Alto e da Bica ficam repletas de gente até às 3h da manhã mais ou menos. Ao contrário do que acontece na Espanha, por lá, você pode beber álcool na rua. Então a galera pega um drinque em um dos inúmeros, charmosos e originais bares da redondeza e fica papeando até cansar. É incrível! O astral é ótimo, a paisagem linda e o ambiente mega descontraído. O brasileiro da foto conquistou sua clientela, que disputa o sanduíche perfeito para um fim de noite. Entre subidas e descidas, ele é uma celebridade. Fala com todo mundo, conta piada e deixa a moçada com água na boca. Confesso, ele me contou sua história...mas já levava algumas imperiais na cabeça! Prometo levar caneta e bloquinho pra balada da próxima vez!

A rua do elevador, na Bica, e a galera no seu "habitat"!

20/01/2010

Peso & Poesia


Compartilhamos algumas coisas com Portugal, como a língua, a mais óbvia, ainda que tão diferente. Também alguns sabores, alguns traços e um ambiente que parece familiar quando você está lá, mas não sabe muito bem por quê. Mas o sentimento de nostalgia e a poesia presente em tudo, é algo exclusivo deles. Os nomes das ruas, a música, a forma de ver a vida. Já estive em Lisboa muitas vezes, mas na última delas, me surprendi por encontrar essa poesia em uma balança!!! No túnel do tempo total. Em pleno centro, na Baixa, uma balança vintage, com a engrenagem aparente, que emite um bilhete com o peso de um lado, uma fotinho da cidade e uma mensagem do outro. Dá para interpretar como o resultado do biscoito da sorte!!! hehehe

O meu peso, claro, não tem a mínima importância. Mas conto o que está reservado pra mim, segundo esse objeto quase místico. Lembram daquele filme "Quero ser grande". Deu até medo de subir! Vai aí:

"Sina: um grande amor decidirá o teu destino. Serás feliz"

E precisa de algo mais?





19/01/2010

Imagem do dia

Essa foto foi tirada em Londres, mas poderia ter sido em qualquer lugar.

18/01/2010

Território de gigantes



Como citei no post sobre a metamorfose de alguns espaços, dei de cara com estranhos seres gigantes em Nantes, na costa Atlântica francesa. Visitei o ateliê Les Machine de I'lle, onde são fabricadas peças de madeira que se transformam em objetos vivos: elefantes, polvos, dragões e até pessoas ganhan movimento através de engenhocas que parecem bastante complexas, em realidade. Esses personagens são usados em peças de teatro (pela companhia Royal de Luxe, por exemplo), em apresentações pontuais pela cidade, desfiles, etc. No dia-a-dia, a estrela do ateliê é o elefante, que dá voltas pelo pavilhão carregando dezenas de curiosos no alto de seus oito metros de altura. Os objetos montados para o próximo espetáculo (2010), que será sobre o mundo marinho, estão disponíveis para visita na galeria. Um passeio que diverte as crianças, mas deixa muito adulto de boca aberta. No site da La Machine, associação que criou o projeto, é possível saber mais sobre toda a história.

Os vídeos são da casa, mas as fotos, da Wikipedia.





14/01/2010

Dupla de dois

Uma das boas descobertas dos ultimos tempos é o Mulheres Barbadas. Dois caras barbudos, que desenham até o espaço acabar. Não sei definir se são ilustradores, grafitreiros, artistas plásticos. Sei lá. Mas que as coisas são bem legais, isso são. No ano passado, eles fizeram um projeto com a Micasa. Tinham cinco dias para preencher todos os espaços de um ambiente totalmente branco. Desenharam até a mão cair. Olha que bacana...

Live at MiCasa Days 01, 02, 03 & 04 from tenisvermelho on Vimeo.

Para conhecer melhor o trabalho deles, clique aqui

11/01/2010

Metamorfose

A arquitetura faz milagres com espaços que tinham todas as credenciais para tranformar-se em depósitos ou lugares abandonados. Duas cidades da França mostram como dar nova cara aos velhos monstros.

VIP - Life, Saint Nazaire


VIP - Life, Saint Nazaire (bunker visto de longe)

Visito a pequena cidade de Saint Nazaire, na costa atlântica francesa, há quase uma década (é a terra natal do meu marido). Mesmo depois de tanto tempo, continuo impressionada pela história do lugar, que foi totalmente destruído na Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, os alemães ordenaram a criação de uma base submarina como ponto estratégico, em seu porto. Na fase da ocupação da França, 85% do seu território foi devastado, menos o bunker, que sobreviveu a incêndios e bombardeos provocados pelos aliados. Esse bloco cinza indestrutível seguiu intacto. E por muito tempo ninguém tinha claro o que fazer com ele. Há 3 anos, um urbanista catalão, Manuel de Solà-Morales, realizou um novo projeto, revitalizando a antiga base e colocou Saint Nazaire no circuito cultural europeu. O bunker virou LIFE , o Lugar Internacional das Formas Emergentes, que pretende mostrar a vanguarda de diferentes manifestações artísticas; e VIP, um espaço para a música contemporânea. E tudo isso, ao lado do que foi um estacionamento de submarinos (!).


LU (Lieu Unique), Nantes


LU (Lieu Unique), Nantes

A apenas 80 km de Saint Nazaire, Nantes também adotou a "reciclagem criativa" para alguns de seus espaços. Lembra das bolachas LU? Pois a primeira fábrica da marca foi aberta em Nantes. Hoje, o nome continua o mesmo, mas significa Lieu Unique, Lugar Único, em francês. Abriga salas de exposiões, shows e espetáculos, uma livraria, loja de design, um restaurante e um café. Além disso, é possível subir na torre da antiga fábrica, que oferece uma vista linda da cidade. Olhando a programação do local, vi que dois dias antes, um grupo de dança brasileiro tinha passado por lá: Bruno Beltrão / Grupo de Rua.


LU (Lieu Unique), Nantes


Ainda em Nantes, o que era antes uma oficina para a construção de barcos, virou um espaço lúdico para seres gigantes - Les Machine. Figuras talhadas em madeira com proporções assustadoras, usadas em espetáculos de teatro. Nesse lugar funciona o ateliê de construção e uma galeria onde se pode visitar as "peças" do próximo show. Um dos inventos está disponible para dar um passeio - o elefante. Mas esse é um assunto para outro post!

Olha o passo do elefantinho...

08/01/2010

Adeus boteco da vida inteira

Quem é paulistano de verdade conhece o Real. Boteco sujo na mais suja ainda Cardeal Arcoverde, já foi palco de bebedeiras memoráveis, brigas, reuniões de punks cheirosos, churrasquinho na porta, cervejas displicentes e nego cheirando no banheiro. Pois a esquina clássica de paredes amarelas e toldinho vermelho está passando por uma reforma. Fechado desde o início do ano, tive a oportunidade de espiar pelo vão da porta de alumínio e constatar que... nosso querido e imundo boteco veio abaixo. Se por um lado aquela sujeira impregnada não fosse embora de outra forma, por outro dá um pouco de dó e nostalgia ver tudo em ruínas. Quando tiver mais novidades, posto aqui.

05/01/2010

Quer pagar quanto??

Uma inauguração de loja geralmente não rende muito assunto, mas em Barcelona surgiu uma que está dando o que falar. Esloultimo está no quarteirão mais comercial da cidade (para quem conhece Barcelona, a loja fica perto da FNAC da Plaza Catalunya). E o que tem de tão especial? Você faz a sua reserva por internet e no horário marcado você vai à loja, apresenta o seu RG, paga 5 euros de inscrição e pode levar até 5 produtos expostos na loja.


E tem de tudo, desde salsichas de atum (as quais eu não recomendo), Fanta Zero e até fraldas bio degradáveis.

Para os marqueteiros de plantão, essa é uma estratégia muito interessante, seja para criar um banco de dados de um possível target (porque no “caixa” eles anotam os produtos que você levou... tudo tem seu preço, né?) ou até para testar a aceitação de um novo sabor de sopa no mercado sem os enormes gastos de introdução.

Além de produtos como toalhinhas umedecidas bronzeadoras, purificadores de ambiente que matam o vírus da gripe A e um balde com diferentes compartimentos para água suja e limpa, também há produtos para testar na loja; como novas máquinas de café, monitores, mouses...

Depois de levar seus 5 produtinhos, a cada 6 meses você recebe um convite para voltar à loja e escolher mais 5 produtos. Esloultimo já está aberta há alguns meses e sempre com filas para entrar. Em breve Amsterdam, Madrid e Paris terão suas filiais.

Por Nana Lima

04/01/2010

Feliz Ano Novo

Depois de umas férias prolongadas, o blog volta a sua vida normal. O fim de ano longe de casa não é uma das melhores coisas do mundo, mas com o tempo a gente vai acostumando. Na Espanha ainda estamos no meio de um feriado, já que eles comemoram o Dia de Reis (06) com uma verdadeira festa. Na verdade, a celebração infantil do Natal acontece nesse data para a maioria das famílias. O Papai Noel é coisa de segunda. As crianças escrevem suas cartas para os Reis e eles é que trazem os presentes. Dessa forma, por aqui, a comilança começa no dia 24 de dezembro e acaba só no dia 07 de janeiro. E a folga também...

Maíra, que está em Sampa, já pegou no batente, mas antes se esbaldou nas areias de Floripa. Que sorte...Ano Novo no verão!!!!! Em Barça chegamos a ter 23 graus no dia 31, mas foi só anoitecer para a ventania começar. Pensava em andar até o mar no dia seguinte, mas não me atrevi, frente aos tufões que acabaram com a decoração da minha varanda. Enfim...es lo que hay, como manda a filosofia local.

Para os demais que já começaram o ano no Brasil (começar mesmo só depois do Carnaval, né?) o blog deseja tudo de bom e um início com o pé direito.