12/04/2010

Mode et Chocolat (ou This is not a fashion blog but...)


Quem vai pra Bordeaux já pode colocar na listinha de coisas imperdíveis na cidade a Mode et Chocolat, em uma das esquinas mais bonitas do centro. A loja fica na Place de la Comedie, em frente ao Teatro e não há como não reparar nas delícias que ela oferece.


No primeiro andar, há uma lojinha com o selo Meilleur Ouvrier de France, um tipo de reconhecimento que o governo francês dá aos melhores chefs artesãos do país, como forma de preservar suas tradições culinárias. Nas vitrines, macarrons, cannelets (doce típico da região), muitos tipos de chocolate, enfim, tudo que a gente ama e engorda.


No andar de cima, há um brechó com peças da década de 40 até a década de 80, escolhidas a dedo pela Lucinda (nome bem brasileiro, né?). Se o seu orçamento de viagem não inclui peças vintage garimpadas entre França e Estados Unidos, pelo menos pode se apaixonar pela decoração à Marie Antoniette, que Lucinda fez no espaço.


Quando pedi a ela se podia tirar algumas fotos da decoração, ela respondeu: “Of course my dear, If you put me on a fashion blog...”


Por Nana Lima, que esteve em Boudeaux no feriado da Páscoa.




05/04/2010

Nem sempre é diferente...

Na Catalunha, quase tudo é diferente do resto da Espanha. O dia dos namorados é comemorado no dia de São Jorge em Abril, e não em Fevereiro, na data de San Valentín; os presentes de Natal são entregues por um tronco de árvore que caga e não pelo Papai Noel; e a seleção de futebol nacional não faz o mínimo sucesso, nem durante a Copa do Mundo. Por isso, tive a maior surpresa ao descobrir que a procissão de Páscoa acontece por aqui também - nunca tinha ouvido falar, talvez porque nunca estive na cidade nessa data. A exemplo da maioria das cidades do país, Barcelona tem suas confrarias, como são chamados os grupos de cada igreja. E a estrutura parece ser bastante semelhante, ainda que não ostenta a grandiosidade de lugares como Sevilha, por exemplo.

Mas olhando de perto, dá para encontrar o "catalão touch", sempre sem precedentes. Em um dos guias culturais da cidade figurava uma procissão de Semana Santa laica, quer dizer, sem relação com a Igreja. Me deixou um pouco confusa, mas enfim...









Fotos: David Eliot

Tetris neighborhood

Foram quase dois meses entre encontrar um apartamento novo e mudar, mas agora já me sinto em casa novamente. Nunca é fácil em Barcelona. Mesmo depois da crise, com preços mais baixos e mais oferta, mudar de casa é sempre um caos. Isso justifica também a ausência de posts desde Barça durante esse tempo...hehe

A boa notícia é que quando a situação geográfica é totalmente outra, como no nosso caso, a sensação é parecida com a de mudar de cidade. Saímos da Plaza España, ao lado do Parc Montjüic para habitar os arredores da Sagrada Família...onde eu já tive e tenho vários amigos, mas em realidade visitei muito pouco. E é incrível descobrir tantas coisas novas depois de 5 anos na mesma cidade.

Apresento nossa nova vizinhança através da perspectiva do meu marido, que divide o bairro e a nova casa comigo!












Fotos: David Eliot

Família Muda-se

Já pensou em dormir na cama, comer na mesa e usar o chuveiro de Leonard Cohen? Pois ele colocou à venda seu ranchinho de 1,5 milhões de dólares, no Canadá. Reparem no anúncio, que traz descrição técnica do imóvel e várias fotos da decoração, toda trabalhada no classicismo. Com esse gosto horrendo, eu bem que pedia desconto. Ou uma canjinha no quintal, pros amigos.