28/09/2010

Konstantin Grcic

Linhas retas e duras, influência minimalista, materiais como aço e concreto. Nem com esta receita as criações de Konstantin Grcic transmitem frieza. Nascido em 1965 em Munique, Alemanha, iniciou a carreira como marceneiro e logo restaurador. Um curso na Royal College of Arts o levou a viver em Londres, onde colaborou durante alguns meses com um dos deuses do Olimpo do design: Jasper Morrison.

De volta à terra natal, montou seu próprio estúdio, o Konstantin Grcic Industrial Design, e iniciou colaborações com fabricantes como Vitra, Moroso, Magis e Flos. Suas peças trazem muitas vezes projetos complexos de engenharia, como é o caso da Table B (abaixo), que tem a mesma estrutura de uma asa de avião para conseguir um sistema de sustentação praticamente inédito na indústria.

Em 2008, Grcic recebeu o prêmio de Designer do Ano da Maison & Objet, um dos principais eventos de design do mundo. Palmas para ele.

Table B





27/09/2010

Design 2º ato - Patricia Urquiola

Patricia Urquiola é considerada uma das maiores designers de interiores do mundo. Nasceu em Oviedo (Espanha), em 1961, e atualmente vive em Milão, onde montou um estúdio próprio. Já ganhou dezenas de prêmios e fez colaborações com as principais marcas de mobiliário da Europa: Moroso, B&B, Bosa, De Vecchi, Fasem, Kartell e Tronconi, para citas algumas delas.

Gosto muito do seu jeito de olhar a natureza e transformar as suas formas em objetos de design. Suas criações são femininas, têm um jeito bem especial de trazer beleza para dentro de casa.












24/09/2010

O poder da embalagem

Eu sempre fui uma consumidora de packaging. Já comprei coisa que eu nem sabia para que servia só porque tinha uma embalagem legal. É o caso dos produtos Anne Sui, marca xing ling de cosméticos, vendida pelo site da Urban Outfitters. Obviamente eu sei para que servem todos produtos, mas neste caso compraria porque achei bonito.

Dá vontade de ter uma penteadeira só para poder colocá-los à mostra.





Se vc tem a tal penteadeira, as peças podem ser compradas aqui.

23/09/2010

Design, primeiro ato

Design e moda sempre dialogaram mas, atualmente, têm tido discussões fervorosas dentro da minha cabeça. Há algum tempo ando questionando a efemeridade fashionística, a necessidade de estar sempre comprando porque hoje saiu uma coisa mais legal que a que eu comprei ontem.

Com o design é um pouco diferente. Um móvel dura. Custa caro. Existe em primeiro lugar para desempenhar uma função, que é de proporcionar conforto e bem-estar. Se uma cadeira não serve para sentar, não é cadeira. Depois disso tudo entra a estética e é aí que vemos coisas de encher os olhos e o coração.

Assim como já falei no blog de várias marcas de moda, a partir de agora, farei também alguns posts sobre designers que me emocionam, espero não matar vocês de tedio.

Recentemente tive a oportunidade de conhecer de perto a Established & Sons. A empresa de mobiliário, que tem sede em Londres, é comandada por Alasdhair Willis, que por acaso - ou não - é marido de Stella McCartney. Seu objetivo como curador é reunir os maiores talentos do design inglês, além de garimpar colaborações pelo mundo. Jaime Hayon, irmãos Bouroullec, Zaha Hadid e Sebastian Wrong são alguns exemplos de parceiros da marca.

Assim como a moda, o design é questão visual. Deixo, então, as imagens falarem por si.

Gaveteiro Stack, de Raw Edges e Shay Alkalay

Acqua Table, de Zaha Hadid
Wrongwoods, de Richard Woods & Sebastian Wrong

Convex Mirror, de Sebastian Wrong


Torch, de Sylvain Willenz's

Gostou? Pois estas belezuras podem ser compradas na Micasa (a loja mais legal do mundo), aqui em São Paulo. Conheça aqui.