27/02/2009

Vacas em Barcelona


Já que o tema é vacas e já que os espanhóis são chegados em um trocadilho, aqui vai mais uma brincadeira com as mimosas. Na praça que fica em frente à Sagrada Família, uma agencia de viagens chama a atenção: "Nos Vamos de Vacas!", dizem na vitrine, fazendo alusão às famigeradas "vacaciones", as tão amadas férias.

m.

26/02/2009

Vacas em Madri


A Cow Parede está em Madrid e o Corte Inglês arrasou com essa vaca que faz referência às rebaixas, que são as liquidações na Espanha. Um jogo de palavras...las revacas!!


Outra simpática vaca da Plaza del Sol, em Madri.

v.

Memória degustativa


A imagem dessas tortinhas aí de cima são de um charmoso café de Madri, o Delic, especialista em doces deliciosos e mojitos de primera. Há oito anos, considerava o Delic como uma descoberta, um lugar meio escondido. Está no coração do bairro La Latina, no centro da cidade, mas naquela época, lotava nos domingos e era um refúgio nos outros dias. Depois de três anos sem voltar a Madri, levei um susto! Tentei entrar no lugar por quatro vezes e não consegui. Cheio, com segurança na porta e o maior clima badalação. Insisti muito porque não aceitava a idéia de sair de lá sem provar a torta de chocolate com banana no MEU café. Finalmente consegui, mas em pé, esmagada e lendo na parede todos os recortes de revistas que saíram com celebridades indicando o Delic como algo imperdível de Madri...Nããããããããoooooooo!!!!!!!

v.



23/02/2009

Shivratri

Hoje, 23 de fevereiro, A Índia está em festa, mas não é só porque Slumdog Millionaire ganhou todos os Oscar, nem porque a vizinha cingalesa M.I.A. levou a melhor trilha sonora pelo filme. Hoje começam as celebrações do festival Shivartri, uma das principais festas do calendário hindú. Milhares de fiéis se dirigem aos grandes centros religiosos da Índia, e também a Katmandú, no Nepal, para reverenciar o deus Shiva, o mais importante do pantheon hinduísta.



O festival inclui peregrinações, orações, meditação e cantos, e os adoradores deste deus jejuam e vigilam durante o dia todo. Os mais fiéis se pintam com cinzas como parte dos rituais.

Já que a cultura indiana está tão na moda, que não seja apenas pelo Taj Mahal, pela yoga ou por bollywood. Que seja por todas coisas belas - ou sujas - que existem ali.
Namaste! (que significa: “saúdo o divino que há dentro de ti”).

m.

20/02/2009

Carná

Enquanto o Brasil ferve com a chegada do carnaval, Barcelona se contenta com uma festa mais “mixuruca”, celebrada em Sitges, praia reduto gay a 40 km da capital. Organizada pela comunidade homossexual da região, a festa se assemelha bastante à nossa, com carros alegóricos (ainda que em mini proporçoes), blocos de rua e eleição de Rei e Rainha do carnaval. Quatro dias de festa, bem parecidas com a nossa tradição, com apenas um pequeno diferencial. Aqui tá frio pra caralho e ninguém consegue desfilar de tanga ou tapa-sexo.


Enquanto isso, no centro da Cidade Condal, a colônia brazuca organiza uma festa bem ao nosso estilo, com bateria de escola de samba, trio elétrico e muito axé!! A organização é da cantora Livia “Nêga” Lucas, ‘super atral, super da terra’.

Acho que, apesar da saudades de casa, melhor ir pra Sitges mesmo...

m.

18/02/2009

Repartindo o Pão


Numa rua cheia de lojas moderninhas do Raval encontramos uma padaria com forno, cara e cheiro de antigamente. Barcelona Reykjavik é o nome desse “túnel do tempo”, que propõe receitas ecológicas de acordo con as técnicas dos padeiros medievais. O nome é uma homenagem à capital da Islândia, conhecida como a cidade mais setentrional do mundo, com apenas quatro horas de luz de sol nos dias de inverno.


As receitas são originais e os processos, bem peculiares. Para se ter uma idéia, todos os pães são feitos a partir de farinha moída na pedra e levam sal sem refinar, extraído direto de uma das salinas da região do Alcarve, em Portugal. A fermentação da massa é feita pausadamente e sem o uso de nenhum tipo de fermento químico ou leveduras artificiais, em um processo que leva quase 12 horas. O resultado é impressionante. Baguetes, roscas, cocas (um tipo de pão específico da Catalunya) e doces com gosto de verdade.

m.

16/02/2009

Mil Mil

Tem coisas que meu dinheiro não compra. Pra todas as outras existe H&M


Sapato Oxford Miu Miu - uns 800 euros



Tênis-piada de sapato Oxford H&M- uns 10 euros


m.

13/02/2009

Cada um tem a Mallu Magalhães que merece


E aqui na Espanha ela se chama Russian Red, tem 22 anos, um disco lançado que se chama "I like your glasses" e apesar do nome não tem nada de ruiva (he) nem de comunista. Com sua batidinha folk, a madrilenha Lourdes Hernandez é hit na internet e no circuito alternativo (com certeza estará nos carteles dos festivais de verão). Suas canções, tal como as de Mallu, descrevem cenas do cotidiano de uma menina de sua idade e até se atreveu a fazer uma versão de "Girls just wanna have fun", de Cindy Lauper - para mim uma ofensa ao hit feminista dos anos oitenta.

Em tempo: apesar da proximidade com o Marrocos, ainda bem que não tem "camelo" na Espanha!!

m.

12/02/2009

Som na Caixa

Continuando com as sugestões musicais, um álbum que não sai da minha cabeça ultimamente é Merriweather Post Pavilion, novo do Animal Collective. Uma misturinha experimental inteligente, com uma batida que gruda na cabeça e anima qualquer festa modernets.

Este é o oitavo álbum da banda, formada pelos amigos Avey Tare e Panda Bear (oh!), em 2000, em Nova York. O álbum anterior a este, Strawberry Jam, também está na lista de preferidos, especialmente pela canção “For Reverend Green”. A gente viu o show deles no festival Primavera Sound do ano passado e adorou, apesar de a crítica aí no Brasil ter descido o pau. Só sei que aqui na Espanha eles sao o maior sucesso. E no meu iPod também.

Abaixo, o clip de “My Girls”, que além da música cheia de barulhinhos também traz uns truques legais de edição e animação.

m.

11/02/2009

Carácoles! Ou coisas que só acontecem em Barcelona



Estamos em plena temporada do caracol, ou “cargols” como eles dizem em catalão, e todos os restaurantes típicos anunciam novas receitas e pratos preparados com o bichinho. Mas nada se compara à festa preparada pelo tradicional Diagonal-Can Soteras, este ano em sua 25ª edição. Imagino que eles realmente tenham talento na cozinha (porque nao me atrevo a colocar um na boca), mas a graça está na “carrera de caracoles”, ou seja, meia dúzia de caramujinhos no canto de uma caixa e um monte de gente apostando em qual chega primeiro do outro lado. Até o vice-presidente do Barça, Josep Mussons, compareceu ao evento, além de outras subcelebridades que a gente, ainda bem, não conhece. E vc? Aposta no branco, no preto ou no malhado?

m.


10/02/2009

Burberry e a crise



A forte crise econômica da Europa bateu às portas da Burberry. A marca cessou este mês as atividades na Espanha e já anunciou que também fechará a fábrica de Treorchy, no Reino Unido. Com esta medida, 540 vagas de empregos serao suprimidas e eles planejam cortar 290 mais, sem previsao de recuperaçao em um futuro próximo.

Apesar do faturamento mundial da empresa ter aumentado quase 30% em relaçao ao último trimestre de 2007, os resultados em território espanhol deixaram a desejar. Por aqui, a marca vendeu 19% menos em relaçao ao mesmo período, representando um déficit de 22,6 milhoes de euros, informou o periodico espanhol "La Provincia".

O pacote de emergencia também contempla outras medidas como a remodelaçao dos sistemas de logística e a extinçao da linha Thomas Burberry. Este conjunto de açoes deverá representar uma economia anual entre 32,3 e 37,7 milhoes de euros.

m.

Mais barato, mais barato...


Tem blog que faz sorteio. Tem blog que faz concurso cultural. A gente faz caridade mesmo. Recebemos de uma amiga este presentinho e vamos compartilhar com os leitores que tiverem uma H&M por perto. Se quiser um descontex, clique na imagem e ela se ampliará. É só imprimir e se jogar na nova coleçao, que por sinal está super fofa. Vale até sexta-feira!

m.

09/02/2009

There's a crack in the bone...and he's at your heart

Tal como prometido, fomos ao show da nova turnê de Tindersticks, que aconteceu ontem, aqui em Barcelona, no L’Auditori. E tal como era de se prever, a apresentaçao superou todas as espectativas. Depois de cinco anos sem excursionar, a banda mostra seu poder de fogo, mesmo sem a metade da orquestra que costumava acompanhá-los em 2003. A voz grave e rouca de Stuart A. Staples, por anos curtida em whisky e cigarro, continua hipnotizando, linda até quando sussurra algo incompreensível entre as cançoes.

No setlist, todas as faixas do último álbum “The Hungry Saw”, além de clássicos potentes como “Her”, com suas guitarras-roqueiras-quase- flamencas, “City Sickness”, “She’s gone”, “My Oblivion”. Tao, tao elegantes...

No espaço era proibido fazer fotos ou vídeo e a gente, pra nao dar uma de sudaka, preferiu respeitar as normas. Coloco abaixo entao uma versao acústica de “Hungry Saw”, pra vocês terem uma idéia do que foi.

m.

Seres estranhos...


Acontece em Berlim entre os dias 10 e 21 de março, a terceira edição do Pictoplasma, um festival de design que é algo mais do que parece. O evento aponta para diversos gêneros artísticos como animação, design gráfico, pintura, escultura, arte digital, mas com um interesse especial...o desenho de personagens, de pequenas criaturas. No mínimo curioso. E divertido. A capital alemã promete transformar suas ruas, clubes, museus e principalmente as galerias do bairro de Mitte, em espaços lúdicos e abertos a debates. Esses seres conquistaram um lugar privilegiado!

v.

06/02/2009

Pequeno Dicionário Bilingue


É normal que, depois de tanto tempo vivendo em outra língua, a gente acabe assimilando palavrinhas e mesclando tudo em um idioma próprio. Aqui abaixo vai um pequeno dicionário dos termos mais usados no Portunhol daqui. Vai que você se depara um uma dessas aqui no blog....

Cutre: tosco, mal-feito
Chungo: Podre, porcao
Pijo/pija: playboy, mauricinho
Chulo: bacana, animal
Gilipollas: Babaca, imbecil
Curro: trabalho, trampo
Guay: da hora, do caralho, usado para coisas modernosas
Meu piso: meu apartamento
Fiesta: Usado para balada (salir de fiesta) ou para feriado (lunes es fiesta)
Cena: Jantar
Salir de copas: tomar uns drinks. Os preferidos aqui sao os com rum.
Sudaka: imigrante sul-americano. Tem tom pejorativo e eles usam mais para os andinos. Brasileiro nao se considera sudaka, mas é!!!!

Com certeza há mais e a gente vai atualizando conforme surgirem, ok?

Visca la terra lliure


Em Catalunya como os catalaes. Link-to-think prepara os mullets, a calça cagada e vai experimentar um pouco da cultura local na festa premiaçao organizada pela revista Enderrock, que revelará o melhor grupo de rock cantado em catalao. O evento, que pretende reunir cerca de 700 modernos/roqueiros, acontece dia 10.02 (terça-feira), na Sala Bikini, uma das casas noturnas mais importantes daqui e da qual Ronaldinho era frequentador assíduo em seus tempos áureos no Barça.

Esta é a 15ª ediçao do prêmio e contará com shows de grupos de pop-rock, hard-rock, folk e os já tradicionais representantes do movimento separatista, que cantam pela independencia dos Países Catalaes. Entre os nomes mais conhecidos (pelo menos por aqui) estao Manel e o dueto Roger Mas i Òscar Briz.


** Em tempo, a Sala Bikini bomba aos sábados com a festa "Dancing Brazil", que toca salsa, rumba, mambo e .... algo de música brasileira. O Brasil deprê, que a gente tem que aguentar com um sorriso amarelo quando algum gringo bobo pergunta "Brazil? Samba?".

m.

05/02/2009

Voy en bici


Encontramos uma loja especializada em artigos que facilitam a vida de quem usa a bicicleta como meio de transporte. Em Barcelona é fácil e prático locomover-se dessa forma, ainda mais depois do serviço oferecido pelo Bicing, mas a verdade é que o frio, a chuva, muitas coisas pra carregar e encontrar os modelitos adequados podem te fazer desistir. Ramonas Barcelona tenta solucionar vários problemas com bolsas que se adaptam na bici e depois podem seguir com você, acessórios com detalhes fluorescentes para as noites, como cachecóis, e idéias divertidas. A boa notícia é que é possível comprar pela web, o que significa que você não precisa estar na capital catalã para melhorar seu estilo na hora de ir por aí com a magrela.

v.

Faça você mesmo

O filme "Be Kind Rewind", do diretor francês Michel Gondry, estreou na Europa em abril do ano passado, mas seu legado continua. A história de dois amigos que resolvem refazer os filmes de forma caseira, depois de que todas as fitas VHS de uma locadora de bairro aparecem em branco, passou de homenagem à amizade e ao cinema a um verdadeiro culto pela criatividade. O projeto, que começou na estréia, continuou com uma exposição na badalada galeria Deitch Projects, de Nova York, reproduzindo a mesma idéia do roteiro: usar o público para fazer e "montar" seus próprios filmes. Apartir dos resultados, Gondry publicou o livro-manifesto "You'll Like This Filme Becouse You're In It. The Be Kind Rewind Protocol" (edição em inglês lançada em dezembro de 2008).




Em entrevista à revista espanhola FEW#01, Gondry conta que, finalmente, a qualidade desses filmes não importa muito. "Os dois projetos partem do mesmo conceito. A criatividade é coisa de todos e o processo criativo, seja qual for o resultado, é uma forma única de divertir-se, comunicar-se e unir um grupo". Em outras palavras, uma idéia na cabeça e uma câmera na mão são suficientes para reunir os amigos!

v.

Berlin-dade

Angels Girona García é uma valenciana, tem 24 anos e um talento especial para as artes plásticas. Pinta quadros, tecidos, tenis, guarda-chuvas, paredes. Faz colagens, montagens, estampas e trajes, aplicando um pouco de todas as técnicas, estampando em seu trabalho de uma ousadia pouco vista por aqui.

m.



Depois de uma temporada em Barcelona estudando artes, Angels le Fou, como gosta de ser chamada, se mudou para Berlim, onde já tem 2 exposiçoes em cartaz além de obras expostas em lugares públicos da cidade. Uma delas é indivudual e está na galeria "Kochrausch" em Mitte, e a outra, uma coletiva na "Turn-Berlin Gallery", ambas no centro da capital alema. “Vislumbro uma cidade muito mais aberta no campo da Arte e da expressao e é por isso que de momento permaneço aqui”, explica.

Apaixonada pela moda, Angels é fa dos modelos extravagantes, da moda-luxo-arte, do exagero e da excentricidade. Entre seus estilistas preferidos, Jean Paul Gaultier, Christian Lacroix e John Galliano, claro.

De suas criaçoes, link-to-think escolhe os sapatinhos. Fofos!





03/02/2009

Tindersticks


Se você está apaixonado, não pode perder. Se você tem bom gosto, também não. Mas se você simplesmente quer descobrir-algo-bom-na-música-mas-tinha-vergonha-de-perguntar, não deixe de ver o concerto de Tindersticks, que acontece neste domingo (08.02), no L'Auditori, aqui em Barcelona. Este show é parte da turnê de lançamento de "Hungry Saw", último disco da banda, com diferença de 5 anos em relação seu irmão mais novo "Waiting for the Moon". Apoiadas na absurda voz de Stuart Staples e acompanhadas de metais, guitarras e percussão sempre afinados, as canções são carregadas de lirismo e fazem suspirar. Link-to-think, que já viu uma prévia do show no festival Primavera Sound de 2008, estará lá e depois conta tudo.

Coisas sobre o Brasil que a gente só descobre quando está fora do Brasil


E não é que me aparece um norte-americano que se diz tropicalista e vem falar sobre o tema em Barcelona? Arto Lindsay, cantor, compositor, guitarrista e produtor radicado no Brasil, está em Barcelona para uma conferência seguida de apresentação, na próxima quarta-feira (11.02), no MACBA - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.

Link-to-think, que nao conhecia a peça, descobriu que ele é dos principais promotores da tropicália no exterior e já produziu discos de Marisa Monte, Carlinhos Brown, Gal Costa e Caetano Veloso, no melhor estilo "Brasil tipo exportação". Se você ficou curioso pra saber mais, nós também. Vamos até lá descobrir e te contamos.

m.

Futuro carro-do-futuro

Nao que a gente seja apaixonada por automóveis, nao entendemos nada deste mundo tao particular. Mas quando um carro deixa de ser máquina me chama a atençao. A BMW desenvolveu um novo conceito de carro, que impressiona nao apenas pela revoluçao tecnológica que representa, mas pela nova relaçao que propoe. Relaçao humanizada entre homem e máquina.

Ok, tem cara de carro de James Bond, é verdade. Mas com suas formas flexíveis - como se a lataria fosse de tecido -, o carro se transforma em algo mais orgânico. Algo que se aproxima da natureza, ainda que continue sendo instrumento. E se a cada dia estamos mais dependentes dele, se sua funcionalidade já nao está em questao, que pelo menos tenhamos um vínculo emocional. Nao sei se deu pra entender, por isso o video abaixo. Supreende.

m.