07/09/2009

Auschwitz

Incluído na categoria "passeios de um dia", fomos visitar Auschwitz, a uma hora e meia de Cracóvia. Pegamos um ônibus na estação principal da cidade que nos levou diretamente à porta do museu. Não precisa pagar pacote, visitar Auschwitz pode sair quase de graça se vc utiliza o esquema dos locais.

Como se não bastasse todo o horror que aquilo representa, fazia um tempo terrível, cinza e chuvoso, o que só serviu pra aumentar a melancolia. Não vou descrever o campo, acho que isso você consegue ler em qualquer guia de viagem. O que mais me impressionou veio depois, dias depois, na verdade.

Viajando para a Eslovênia, conhecemos dois casais de portugueses que haviam estado lá poucos dias antes. Se perderam, foram parar na estação de Oswiecim, a cidade que abriga o campo, e estiveram sozinhos horas e horas na estação escura, esperando o trem de volta para Cracóvia. Um homem se aproximou e começou a fazer perguntas e a olhar intensamente a um deles, que tinha traços negros, repetindo frases racistas. Era um neo-nazi, instalado em Auschwitz e a cidade de Oswiecim está repleta deles. Segundo contaram os portugueses, há crimes cometidos na cidade por estes grupos que são encobertos pela polícia e pela população, talvez por negligência, talvez por vergonha. Depois de ver o campo e o absurdo que foi e que é, me resulta mais absurdo ainda saber que isso perdura de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário