16/12/2009

Dogão x Kebab

Dogão com caipirinha? Kebab com frozen? Quem já saiu para beber umas e esticou a noitada em São Paulo ou Barcelona, certamente já comeu um dogão na primeira ou um Kebab na segunda. Mais que isso, são essas as melhores opções de comida rápida, barata e sem frescura das duas cidades: é pagar, comer de pé e continuar na noite.

Pois lá em Barcelona, o dogão não existia, mesmo sendo as geniais salsichas importadas da Alemanha super fáceis de encontrar nos supermercados. Mas veio a globalização e um brasileiro cheio de idéias e assim foi criado o primeiro dog da cidade. Com visú hipado e preços europeus (e sem catupiry, uma pena) a casa abriu as portas em uma das ruas mais movimentadas do Raval, bairro famoso (e sujo) pelas baladas.
Fonte: Vandalogy's Blog

A Enquanto isso, aqui no Brasil, o Kebab, que sempre também pareceu uma idéia simples de fazer, ganha status de objeto de luxo. O que seria um outro nome do difamado churrasquinho grego (não nos enganemos, é a mesma coisa, com nome de uns tantos países para lá) é agora disputado nos Jardins e Pinheiros, em lugares como o tal do Kebabel, "sinônimo de longa espera", segundo o Guia da Folha da última sexta. Mais que isso, entre as novidades do cardápio (???) estão o chope Colorado e os frozens, cujos sabores mudam diariamente. E a resenha continua: "Aposte no geladinho de abacaxi, misturado com vodca e hortelã". Pros que moram na Europa, devem pensar que é como pedir uma garrafa de bordeaux no dogão da USP. Por acaso combina? Detalhe: nos kebabs europeus, não se vende cervejas, já que os paquistaneses que em geral tocam os estabelecimentos levam a religião mais a sério que o lucro.

E se em São Paulo qualquer boteco tem coxinhas, porções de calabresa e carne seca ou (as malditas) carnes no rechaud, em Barcelona qualquer boteco só tem uma coisa: patatas bravas, que é batata frita com a salsa brava, uma maionese apimentada, existente também em qualquer mercado junto dos catchups e mostardas. Porção essa que também ganhou uma versão (hypada) no Squat, de São Paulo. A lógica é essa: em São Paulo, se ninguém conhece, fala que é chique que todo mundo acredita. Em Barcelona, o que brasileiro pensa ser a sacada do século nem sempre dá certo, já que catalão quer mesmo é comer a mesma coisa para sempre (e nos mesmos lugares, com os mesmos amigos, reclamando das mesmas coisas).

Mas a julgar pela quantidade de brasileiros e sul-americanos em geral, pode ser que o dogão funcione. Nós ao menos torcemos para isso. E para que não vendam por lá caipirinha de saquê com morango, frozen de banana com rapadura ou qualquer coisa esdrúxula dessas que lhes ocorra.

por Ricardo Kenski

Um comentário:

  1. kebab é uma das coisas mais baratas de se comer na europa... bem lanche no estilo "podrão". nao nego que se seja bom, principalmente se a carne é de cordeiro (meu preferido). mas no brasil, tudo q é novo a negada adora abusar nos preços... afinal o povo paga! affe!

    ResponderExcluir