28/07/2010

Visca la terra lliura (o casi)

Hoje é um dia importante na Catalúnia. O parlamento finalmente aprovou a lei que proibe a prática de touradas em território catalão, uma bandeira que eles vêm levantando há décadas. Além da questão dos direitos dos animais, as touradas não são parte da identidade cultural da região e sua prática sempre foi condenada pela população em geral.

Me lembro das manifestações em Monumental, a plaza de toros do lado de casa, cada vez que marcavam uma tourada. Para eles, aquela "aberração" na arquitetura da cidade representa nada mais do que as imposições de Franco pela unificação do território espanhol. Durante os quase 40 anos de ditadura, Franco se empenhou em contruir plazas de toros em cada pueblo, em cada esquina, como forma de representar seu poder e dominação.
A nota divulgada pela Iniciativa Legislativa Popular per l'Abolició de la Tauromàquia diz que "(...) não há de ser considerado unicamente um êxito do movimento animalista, mas também uma mostra da saúde democrática da sociedade catalã".
Visca Catalunya Lliure!

Nenhum comentário:

Postar um comentário