31/08/2009

It's about time


Depois de associar-se com a Holanda, em 2008, a Experimenta Design volta para a casa e promete dois meses de grandes acontecimentos em Lisboa. Na verdade, a previsão é que o evento aconteça em anos alternados a partir de agora, um ano em Amsterdã e outro na capital portuguesa. O tema dessa edição é o tempo e como nos relacionamos com ele. Algo que não parece nada bem resolvido nesses tempos de aceleração total e produção máxima. O tempo é o mais importante, o que falta, o que precisamos. E aí vem a necessidade de priorizar...A Experimenta propõe o papel do design nessa história também em tom de urgência. Pode ser que a gente não tenha mais tanto tempo assim para resolver todos os problemas do planeta. É preciso fazer alguma coisa agora. A proposta é debater e pensar sobre o assunto. Tomara que dê tempo de chegar a uma conclusão. A gente vai tentar ir, se tiver tempo...

A Bienal Experimenta Design realiza sua 10ª edição e acontece de 09/09 a 08/11
Lisboa, vários espaços.

27/08/2009

Auto post

Sou viciada em revistas novas, além de comprar as mesmas todos os meses, sempre estou procurando algo diferente. A verdade é que por aqui, a quantidade de publicações de tendência que aparecem em um espaço de tempo muito curto impressiona. Nem todas são boas e nem todas duram. Mas em geral, vale a pena arriscar alguns euros para conhecer algumas delas. Tenho vários amigos que não acreditam que eu compro revistas, tendo quase toda a informação disponível na internet...mas daí conto que eu ainda compro CD's e o tópico da conversa muda.

Encontrei ontem, a Cinco Magazine, feita em Valência, que já está em sua quinta edição, mas conheci só agora. Ainda não li inteira, mas gostei de cara da linguagem despretenciosa. Difícil de encontrar hoje em dia. O conceito não tem nada de novo, é temática, mas a abordagem parece mais original.

Essa edição é sobre "nômades" e o texto do editorial me fez lembrar da outra autora do blog, a Maíra, que vive uma fase nômade em todos os sentidos. Agora mesmo está na Turquia ou na Grécia...nem sei bem. Logo passa uma semana em Barcelona e volta para para São Paulo. Uma mudança e tanto, que fará uma grande diferença na vida dela...e na vida dos que ficam por aqui. Não resisti e copiei o texto abaixo. Esse é um post homenagem. Está em espanhol, mas mesmo para os que não falam, dá para entender. La garantía soy yo!

v.


"Ritmo de vida desenfrenado que revoluciona nuestra mente y provoca una ansiedad por conocer, aprender, desarrollar y multiplicarse, para después, una vez asumidas todas las funciones, convertirnos en seres multidiscipliares.

Somos nómades en sentido espiritual, no físico ni práctico. El poder de la mente de un nómada viaja de un lugar a otro haciendo de un momento en concreto, otro más genérico o de uno más habitual, otro más especial. Siempre en constante evolución, el nomadismo hace que las cosas no parezcan lo que son, sino que sean lo que siempre han querido ser. La transición es el significado más adecuado para una filosofia de vida que cambia y se transforma gracias a la capacidad de asumir varaciones, a las ganas de diversificarse y al poder de hacer uno mismo, una persona en constante movimento.

Pero ser nómada no es solo un sentimiento. Es la capacidad de transformar, de mutar. Es un estado que vivimos nosotros y también todas nuestras circunstancias. Es el paso de los años, el cambio de las tendencias, la variedad de conceptos, la ambiguidad y las múltiples opciones. Nomadismo viaja de la mano de Imaginación. (...)"

24/08/2009

Fotoblog: imagens do sul da França, Béziers

Sim, tenho certeza que é na França...


Mãozinhas pelo centro histórico




Janelas cinzas



21/08/2009

Outras músicas

A maneira de consumir e produzir música mudou totalmente nos últimos 10 anos, mas ainda continuam aparecendo formas originais para a divulgação de novos discos. Os grupos sabem que com o acesso livre ao formato mp3, o consumidor só vai pagar se encontrar um diferencial. Radiohead já fez história, lançando na internet, em 2007, o álbum "In Rainbows" para descarga totalmente grátis ou pelo preço que o usuário quisesse pagar. Mesmo com essa campanha, quando saiu no mercado tradicional, o disco chegou a ocupar o posto de mais vendido no Reino Unido. Agora, o grupo decidiu unir-se a uma causa solidárida. Por uma libra, é possível baixar em seu site a música "Harry Patch (In Memory of)", escrita por Thom Yorke, com o objetivo de arrecadar fundos para Royal British Legion. A música homenageia o soldado Patch, último sobrevivente da Primeira Guerra Mundial, que faleceu no dia 25 de julho.


Outro grupo britânico que resolveu apostar por uma causa justa é o Arctic Monkeys, que lançou um single do seu último disco com antecedência, nas mais de 700 lojas da ONG Oxfam, no Reino Unido. Toda a arrecadação feita com a venda do single "Crying Lightning" (o disco se títula "Humbug"), será destinada aos projetos da instituição. É a primeira vez em 25 anos que a Oxfam se beneficia desse tipo de ação. Disponível desde o dia 17 de agosto, por 2,99 libras, (aprox. 3,50 euros).



Manu Chao, famoso por sua música com conteúdo social, escolheu a Rádio Colifata (feita por internos de um hospital psiquiátrico em Buenos Aires), como tema do seu último trabalho e suporte para divulgá-lo. O público pode baixar o disco de forma gratuita ou pagar o que quiser, através do site da instituição. Os internos aparecem com o músico no clip da canção "Rainin' In Paradize", dirigido por Emir Kusturica (vídeo).


20/08/2009

Matando a fome de cinema brasileiro


O cinema brasileiro evoluiu muito nas últimas duas décadas, mas ainda é quase impossível ver filmes nacionais fora do país. Além de um pequeno festival de cinema brasileiro organizado em Barcelona em novembro/dezembro, e alguma que outra aparição de documentais em festivais como InEdit, chegam por aqui um ou dois títulos por ano. Esse fim de semana, aproveitei para assistir “O ano em que meus pais saíram de férias”, do Cao Hamburger, que estreou no Brasil em 2006. E no ano passado, lembro que apenas “Estômago”, dirigido por Marcos Jorge, aterrisou em terras espanholas. Esse último, vi no jornal hoje, teve uma sessão pra lá de especial em Madrid, ontem. O centro cultural Patio Maravillas, que fica em Malasaña, um bairro alternativo madrilenho, teve a idéia de organizar uma mostra com “Cenas de Cine”. Em outras palavras, enquanto o público assiste os filmes, corre solta uma degustação dos pratos que estão na tela. Por lá, já passaram “Como água para chocolate” e a “Festa de Babette”, por exemplo. Essa semana, foi a vez de “Estômago” e o cardápio serviu coxinha, caldo de galinha, feijoada e espaghetti alla puttanesca. Assim dá gosto, literalmente. A gente vê pouco, mas vê bem!

Raimundo Nonato, o “ingênuo” cozinheiro de Estômago

19/08/2009

Festa reciclada

Estive ontem na Festa do Gracia, um programa de verão clássico de Barcelona, que acontece em um dos bairros mais tradicionais da cidade (já citado por aqui várias vezes). Todos os anos, durante uma semana, suas ruas são decoradas, barracas vendem bebidas e comidinhas por todos os cantos, tem shows, batucadas, atividades infantis e muita gente. A maior novidade esse ano foi a maioria dos bares anunciando mojito como uma bebida brasileira. "Drinques do Brasil, caipirinha e mojito por 5 euros". Além de cara, a caipirinha era ruim, mas pelo menos feita com Ypióca. Alguma coisa tinha que ser de verdade nessa história.

Achei a festa meio caída...ou talvez minha percepção tenha mudado. Será que estou me acostumando demais com a cidade? Pode ser. A decoração das ruas, por exemplo, não tinha nada de muito especial. Apenas uma praça me pareceu original. Por motivos óbvios, foi a que ganhou o prêmio "Reciclagem". Vejam as fotinhos:


Desenhos geométricos feitos com embalagens de café Nespresso.


Medusas feitas com embalagens de madalenas (o muffin espanhol).


Visão geral

v.

Fotos: David Eliot

17/08/2009

Arquitetura a serviço da música

Uma solução inteligente para que a moçada possa dançar até não aguentar mais. Essa é aportação de uma nova sala de Barcelona, que foi inaugurada no começo de julho. Marula Café já é um clássico da noite de Madri, mas por aqui ainda é coisa nova. A curiosidade é que o local foi construído para poder funcionar os 365 dias do ano sem incomodar ninguém. É totalmente isolado acusticamente. Isso é todo um diferencial em Barcelona, onde os bares sofrem com as leis cívicas contra o barulho. É difícil encontrar locais de música ao vivo, por exemplo. As exigências são tantas, que os estabelecimentos acabam desistindo no caminho.

A gente ainda não tem fotos, mas dê uma olhada no site para entender a proposta elaborada pelo arquiteto Modesto Baquedano. São dois containers, um dentro do outro, com estruturas independentes. As paredes estão revestidas com painéis de vidro (reciclado da construção do novo terminal do aeroporto de Barcelona). Os baladeiros agradecem.

A sala propõe uma intensa programação de black music que só acaba às 6h da manhã, um verdadeiro milagre local.

c/ Escudellers, 49
Raval

14/08/2009

Para os que ficam...

Barcelona tem praia, o que já seria motivo suficiente para não reclamar de passar o verão por aqui, sem viajar. Explico: o mês de agosto é sagrado para os espanhóis como o mês oficial das férias. Cidades como Barcelona e Madri, por exemplo, ficam vazias, os moradores locais desaparecem. Em Barcelona há turistas de outras partes da Europa...justamente pelas praias. Mas para quem mora aqui o ano inteiro, essa é a época de fugir desses turistas. Só que no fim das contas, não é tão desastrozo assim. Ao contrário da maioria, eu prefiro viajar em setembro, quando os preços já baixaram e a muvuca terminou. Então sempre estou na área no auge do verão. E nessa época do ano, além de quilômetros de costa, a cidade oferece inúmeras atividades alternativas e originais. É uma visão um pouco diferente da que temos no Brasil. Nós, mesmo para os que estão no sul, moramos em um país tropical. Quanto dura o inverno? Dois meses? Aqui a coisa se prolonga, e fica escuro e é muuuito mais pesado. E olha que Barça nem se compara com os países do norte. Mas enfim, o que quero dizer, é que ninguém quer perder nenhum momento do sol, da possibilidade de ficar ao ar livre. E aí entra a criatividade no poder.

Cinema no Castelo do Parque Montjuic
Cinema no CCCB
Os cinemas ao ar livre se espalham por todos os lados. Nos jardins do Castelo de Montjuic, no hall do Centro Cultural de Arte Contemporânea (CCCB), em frente do shopping L'Illa Diagonal ou nos centros culturais dos bairros. As pessoas levam seus lanches, cangas (os mais preparados optam pelas cadeiras), e passam a noite jogados na grama, curtindo um filminho. 
A música também ganha espaço. A programação se extende além dos festivais. Dá para escolher: jazz no Parque da Ciutadella, DJ's na praia ou música clássica na Pedrera (Casa Milà). No meio da obra prima de Gaudí, você pode se deliciar com um autêntico concerto. É um luxo, não? Alguns lugares juntam as duas coisas, como é o caso do Poble Espanyol. Primeiro você assiste um show e depois uma mostra de curtas. 
Jazz no Parque da Ciutadella
Outra opção imperdível, são as festas populares dos bairros. Tipo quermesse mesmo. Barraquinhas vendendo comida, ruas decoradas com papel crepon, bandas e rituais tradicionais - auqui as estrelas são os castellers e o correfoc. Nesse fim de semana, começa uma das mais importantes, a Festa de Gracia, um bairro histórico da cidade. É uma das mais jovens também, com shows de grupos atuais e uma boa programação cultural. Em setembro, acontece a Festa de la Mercè. Essa sim, invade Barcelona inteira para homenagear a padroeira Virgen de la Merced, no dia 24. E dura uma semana.

Correfocs na Festa de Gracia

v.

12/08/2009

Para cabeças excêntricas



O designer inglês Piers Atkinson está revolucionando a cabeça de celebrities e povoando a imaginação de estilistas do mundo inteiro. Sem falar nas dezenas de páginas de revistas ocupadas por editoriais de moda, onde seus chapéus roubam o protagonismo. Fácil saber por quê. Despercebidos eles não passam...


11/08/2009

Okupações



Passo todos os dias por dois edifícios da minha rua (fotos acima), no bairro de Sants, em Barcelona, que estão "okupados". Esta é a palavra em catalão, utilizada pelo movimento dos "Okupas", que tem o mesmo significado que em português. Só que com o K no lugar do C. Grupos organizados invadem construções abandonadas e passam a viver nelas, até segunda ordem. Sempre me chama a atenção a frase que está na fachada: "contra tu vida de mierda, revuelta permaniente". Dá o que pensar ou não?

Essa é uma cultura bastante forte por aqui. Os integrantes tem um jeito de se vestir, um corte de cabelo e até um bairro preferido: Gràcia. Mas nem todo mundo que comparte o estilo, participa de verdade. E isso dá margem para uma história com dois lados bem diferentes. Um deles, baseado em princípios reais; e outro, espalhado por uma galera que confunde a ideologia com vandalismo. Nem sempre você sabe quando levar a sério. É o que acontece quando passo por esse lugar. Penso se essa "okupação" é legítima.

Mas algumas iniciativas são realmente bacanas. Como a do Can Vies (fotos abaixo), um espaço ocupado desde 1997, que além de servir como moradia, foi transformado em centro social, que realiza atividades culturais e educativas para a comunidade.

 


O site da Assembléia dos Okupas explica com todos os detalhes oque significa o movimento e porque participar. Estou tentando, através dele, descobrir o que acontece com os meus vizinhos...

v.

Fotos: David Eliot

10/08/2009

Vida animada!


Sem paciência para qualquer  drama, escolhi um repertório literalmente "animado" para o fim de semana em Barcelona.  Com tanto sol e calor, nada melhor que um cineminha no começo da noite para aproveitar o ar condicionado. Na sexta, fui ver o novo filme Pixar / Disney, "Up". Uma história de amor e amizade, de um velhinho que resolve realizar o sonho de toda a vida: visitar um lugar perdido na América do Sul. E leva sua casa junto, amarrada a milhares de balões. Genial. Mas não pude deixar de pensar no pobre padre Adelir, que morreu na tentativa de voar com balões no interior do Paraná, em 2005. Lembram dele?  Foi motivo de piada e acabou ganhando a eleição da morte mais estúpida de todos os tempos. Pois ele deveria ter visto esse filme antes...e entendido que só no cinema de animação tudo é possível. Bichos que não existem, paisagens espetaculares e um voo com balões cheios de gás helio com final feliz.
Embalada por horas de gargalhada, resolvi assistir de novo no domingo, o filme do Bob Esponja. Mais uma dose de otimismo e "no sense".  Por coincidência, vejo hoje, o personagem está comemorando 10 anos com uma exposição sobre a água, em Paris, no Pavillon de l’eau. Uma mostra interativa e educativa, que pretende abrir os olhos de adultos e crianças sobre o assunto. Bob Esponja no museu!!!!! Olhem as fotos e respondam: não dá vontade de viver em um desenho animado?
v.


Fonte: site oficial Pavillon de l’eau
Até 21 de novembro

06/08/2009

A Espanha também quer o seu

Depois do ano do Brasil na França, ano da França do Brasil e qualquer comemoração patriota que tenha acontecido nos últimos tempos, a Espanha decidiu que também quer colocar sua bandeira em terras tupiniquins. Em um encontro com o presidente Lula, que acontecem ontem (05/08), a vice-presidenta espanhola, María Teresa Fernández de la Vega, afirmou que gostaria que 2011 fosse o ano da Espanha no Brasil. Olé! Venga ya!!! A gente espera!! Leia a matéria na íntegra, publicada pelo El País.

Enquanto o ano não vem, veja as dicas do jornal The Guardian de como aprender a gesticular em espanhol. Vai praticando pra não fazer feio!!



Esse você sabe o que significa, né?