14/08/2009

Para os que ficam...

Barcelona tem praia, o que já seria motivo suficiente para não reclamar de passar o verão por aqui, sem viajar. Explico: o mês de agosto é sagrado para os espanhóis como o mês oficial das férias. Cidades como Barcelona e Madri, por exemplo, ficam vazias, os moradores locais desaparecem. Em Barcelona há turistas de outras partes da Europa...justamente pelas praias. Mas para quem mora aqui o ano inteiro, essa é a época de fugir desses turistas. Só que no fim das contas, não é tão desastrozo assim. Ao contrário da maioria, eu prefiro viajar em setembro, quando os preços já baixaram e a muvuca terminou. Então sempre estou na área no auge do verão. E nessa época do ano, além de quilômetros de costa, a cidade oferece inúmeras atividades alternativas e originais. É uma visão um pouco diferente da que temos no Brasil. Nós, mesmo para os que estão no sul, moramos em um país tropical. Quanto dura o inverno? Dois meses? Aqui a coisa se prolonga, e fica escuro e é muuuito mais pesado. E olha que Barça nem se compara com os países do norte. Mas enfim, o que quero dizer, é que ninguém quer perder nenhum momento do sol, da possibilidade de ficar ao ar livre. E aí entra a criatividade no poder.

Cinema no Castelo do Parque Montjuic
Cinema no CCCB
Os cinemas ao ar livre se espalham por todos os lados. Nos jardins do Castelo de Montjuic, no hall do Centro Cultural de Arte Contemporânea (CCCB), em frente do shopping L'Illa Diagonal ou nos centros culturais dos bairros. As pessoas levam seus lanches, cangas (os mais preparados optam pelas cadeiras), e passam a noite jogados na grama, curtindo um filminho. 
A música também ganha espaço. A programação se extende além dos festivais. Dá para escolher: jazz no Parque da Ciutadella, DJ's na praia ou música clássica na Pedrera (Casa Milà). No meio da obra prima de Gaudí, você pode se deliciar com um autêntico concerto. É um luxo, não? Alguns lugares juntam as duas coisas, como é o caso do Poble Espanyol. Primeiro você assiste um show e depois uma mostra de curtas. 
Jazz no Parque da Ciutadella
Outra opção imperdível, são as festas populares dos bairros. Tipo quermesse mesmo. Barraquinhas vendendo comida, ruas decoradas com papel crepon, bandas e rituais tradicionais - auqui as estrelas são os castellers e o correfoc. Nesse fim de semana, começa uma das mais importantes, a Festa de Gracia, um bairro histórico da cidade. É uma das mais jovens também, com shows de grupos atuais e uma boa programação cultural. Em setembro, acontece a Festa de la Mercè. Essa sim, invade Barcelona inteira para homenagear a padroeira Virgen de la Merced, no dia 24. E dura uma semana.

Correfocs na Festa de Gracia

v.

Um comentário:

  1. ja tive nessa praia ,acho que nunca mais volto por ai .,fica muito longe do brasil.

    ResponderExcluir