20/03/2009

Briga na Escola 2


Que este seja um blog de frivolidades vá lá, mas que nos escapem coisas importantes que acontecem por aqui, não é para tanto. Há dois dias, Barcelona vive uma guerra civil entre estudantes e polícia, bem no coração da cidade. Na quarta-feira, uma marcha de cerca de 2,5 mil alunos e professores das escolas públicas se confrontou com os Mossos d’Esquadra, equivalente à nossa Polícia Militar. A manifestação estudantil começou com a desocupação da Reitoria da Universidad de Barcelona, a mais tradicional da Espanha, após ser invadida há quatro meses por manifestantes contra o Tratado de Bologna, lei que pretende unificar o sistema de ensino na Europa.

O cenário foi de terror, porém muito familiar às cenas do cotidiano de qualquer brasileiro. Polícia violenta, manifestantes idem. A diferença é que aqui este comportamento não é tolerado e a ação da policia foi repreendida pela imprensa e por diversos níveis do poder político e militar.

Tanto que a mudança de postura da força policial já se notou no dia seguinte, quando nesta quinta-feira os Mossos d’Esquadra não reagiram aos insultos e agressões dos mais de 1 mil estudantes e professores, e conseguiram manter a ordem sem precisar responder com violência. El País e La Vanguardia, os dois principais jornais espanhóis, reportaram o caso sob pontos de vista bastante diferentes, e se nota que o primeiro tem tendências mais conservadoras, enquanto o segundo saiu em defesa dos manifestantes.

* Em tempo, os Mossos d'Esquadra representam uma das entidades mais odiadas em todo o país por se tratar da polícia formada pelo general Franco durante a ditadura e ser responsável pela violência e pelas torturas durante a Guerra Civil Espanhola.

m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário