04/09/2009

Poland rules

Nosso primeiro destino: Polônia. Excelente introdução à Europa ex-comunista. Além do turismo, fomos em busca das origens polacas da família do Rica, em uma cidade entre Varsóvia e Cracóvia chamada Kielce. Uma aula de história de vida e do mundo.

Varsóvia, capital política e financeira do país, não tem muito apelo turístico, principalmente porque foi completamente destruída na Segunda Guerra Mundial. Nenhum edifício ficou em pé, nenhuma casa foi preservada. O centro histórico medieval foi reconstruído recentemente, mas perdeu a alma, ficou com cara de "para gringo ver".

Cracóvia já teve mais sorte e conseguiu manter sua integridade. Um centro lindo, cuidado, cheio de monumentos e homenagens aos heróis de guerra. Do alto da Basílica de Santa Maria, que domina a paisagem da praça principal, uma trompeta é tocada de hora em hora (e é assim há seiscentos anos!), em memória ao vigia que morreu ao avisar a cidade da invasão dos mongóis.

Um espírito nacionalista, o orgulho e a força de reconstrução fazem dos poloneses um povo especial. Um povo com um potencial de seguir adiante que não encontramos em nenhum outro lugar por onde passamos (como diz a avó polaca do Rica: "Polonês verga mas não quebra"). Em pouco tempo eles vão dominar o mundo!

Centro histórico de Varsóvia: para gringo ver

Em Varsóvia nem tudo foi reconstruído. Ainda há muitas áreas descampadas, abandonadas ou em escombros

Entrada da cidade medieval murada em Cracóvia.

Catedral de Santa Maria, em Cracóvia

Coitadinho: fazia uns 40 graus e ele dentro dessa roupa de espuma. No centro de Cracóvia

Um comentário:

  1. O teu post me lembrou muito as minhas aulas de história com o Martin quando viajamos a Polônia pela primeira vez.

    Espero que vocês também tenham disfrutado das pessoas, são uns europeus muito simpáticos e todas as vezes que estive em Cracóvia conheci a gente nova e interessante.

    ResponderExcluir