01/12/2010

A vida e o guarda-roupa de Perla Mattison

A história de Perla Mattison é daquelas que renderiam um bom livro. Confesso que não sei como ninguém teve esta idéia ainda. Considerada uma das locomotivas do high society carioca nos tempos de ouro, teve uma vida extraordinária e morreu de câncer em fevereiro deste ano. Foi musa de fotógrafos internacionais badalados entre os anos 50 e 60, amiga íntima de personalidades como Pierre Balmain, Oscar de la Renta e o príncipe persa Aga Khan. Foi casada por anos com Michel Slimovic, diretor do “Financial Times”, época em que se dividiu entre NY e Paris. Colecionou, durante seus 95 anos freqüentando as mais altas rodas do jet set internacional, um dos guarda-roupas mais incríveis do planeta, do qual periodicamente retirava alguns exemplares para doar ao Museu da Moda, parte do Museu de Artes Decorativas do Louvre.

Pois agora, as 17 malas de roupas, sapatos e acessórios que restaram de seu acervo serão colocados à venda no Rio de Janeiro, a partir de amanhã, 02 de dezembro. Verdadeiros clássicos, relíquias-símbolo da elegância, estarão ao alcance de todos, a preços honestos. Um scarpin Salvatore Ferragamo, por exemplo, sai por R$ 300,00. Tão barato, se considerarmos não apenas a grife mas tentarmos imaginar os lugares que ele já pisou. Se ficou com vontade de saber mais, todas as peças do acervo podem ser vistas aqui

Perla fotografada em 1946, para a Vogue America
Em tempo, a ela também foi atribuída uma frase que tenho repetido em silêncio nos últimos dias: “never complain, never explain”. É ou não é extraordinário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário