09/03/2009

O Almodóvar tem enxaqueca


Há oito anos, comecei a sentir dores de cabeça muito fortes que com o tempo tornaram-se parte da minha rotina. Geralmente os episódios aparecem em crises que podem durar um dia...ou uma semana. Já passei mais de um mês com dor todos os dias, é muito frustrante. A dor chega e você precisa se isolar em um lugar escuro, sem poder fazer praticamente nada. No domingo passado, enquanto folheava a revista EPS, do jornal El País, encontrei outra história de enxaqueca. O depoimento era do diretor Pedro Almodóvar, contando como isso está influenciando sua vida e seus filmes. O quê? O Almodóvar tem enxaqueca? Suas dores começaram na gira de promoção de Volver e foram piorando cada vez mais. Só que entre a minha enxaqueca e a "migraña" do Almodóvar existe um pequeno mundo. Seu próximo filme, que estréia na Espanha na quarta-feira (18 de março), Abrazos Rotos, começou em uma de suas crises. Almodóvar cria histórias enquanto sofre. Eu choro.


O diretor explica na entrevista, que o personagem Lluís Homar, o cineasta cego de Abrazos Rotos, nasceu "dessa dor, dessa cegueira. Pouco a pouco fui me acostumando com a idéia de que esse problema não teria uma solução imediata. Sem me dar conta, comecei a imaginar situações e personagens, anotando tudo com um lápiz, no quarto. E quando percebi, tinha o roteiro quase acabado". O filme conta uma história de amor a três, definido como um drama com toques de cinema negro e humor, claro. Foi rodado em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e tem Penelope Cruz como protagonista, o que é quase óbvio.

Além de considerar o diretor um gênio, tenho mais uma razão para ir ver o filme na estréia. De alguma forma, me identifiquei com seu sofrimento. Mas preciso começar a ter mais boas idéias no quarto escuro!

v.

3 comentários:

  1. Vavás!!!! Tô lôca pra ver o filme!!!! Mas vai demorar mais um pouquinho para chegar no Brasil...
    Nossa,pra mim, ideias e enxaqueca são coisas completamente incompatíveis, mas talvez esteja justamente aí a diferença...
    Beijos,
    R.

    ResponderExcluir