08/10/2009

O Brasil tá na moda

Depois do pré-sal, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, não tem mais pra ninguém. O Brasil está na moda no próprio Brasil. Uma publicação de alma baiana e conteúdo com foco na cultura nacional foi lançada no mês passado, coordenada por uma promoter de Salvador. A revista 'Lícia' fala de comportamento, moda, luxo e consumo, com entrevistas e cases de nordestinos que fazem sucesso no sul ou gente daqui que se mudou para as terras quentes. A revista é bonita, valoriza o que há de mais natural e genuíno na cultura brasileira. O design foi desenvolvido pelo Sergio Gordillo, da agência África.

Outra história bacana e bem brasileira é uma linha de móveis desenvolvida pelo Marcelo Rosenbaum, para a Micasa. As peças têm inspiração na feira de Caruaru, considerada patrimônio cultural pela UNESCO. Móveis coloridos, com xilogravuras temáticas e desenvolvido em madeira de pinus levam o selo de "Biomóvel", que significa que foram produzidos de acordo com normas de ética e ecologia. Todo o processo de produção é controlado pela fábrica (Artefama), e inclui não apenas regras de sustentabilidade e reflorestamento, mas condições de transporte e comercialização. Os caminhoneiros que trazem a madeira, por exemplo, são orientados a não praticar sexo com crianças na beira das estradas por onde passam, e por aí vai. A iniciativa da fábrica é bem bacana, e o Brasil agradece.

m.

Capa da primeira edição da revista Licia, com o brasileiríssimo e chatíssimo 'Carlito Marron'

Rack com xilogravura de J. Borges, da linha de Rosenbaum para Micasa



Todos os móveis foram produzidos de acordo com normas éticas e de sustentabilidade


As cores fortes e a irreverência do arquiteto se traduzem em peças bem brasileiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário