23/10/2009

Scott Schuman, do The Sartorialist, por Nana Lima

Nossa amiga e colaboradora que vive em Barcelona conseguiu conversar com o editor de um dos sites de tendências mais importantes do mundo. Falou sobre moda, Europa e Brasil. Confira:

"Quando vi que Scott Schuman, aka The Sartorialist, estaria em Dublin no mesmo feriado que eu, sabia que tinha ir. Primeiro porque seu livro estava esgotado na FNAC de Barcelona. Segundo porque não ia perder a oportunidade de conhecer o criador de um dos veículos mais influentes no mundo da moda atualmente.
No típico clima Dublin (chuva e cinza), na Gallery Of Photography bem no centro da cidade, nos reunimos. Primeiro em um bate papo de meia hora e logo depois o book signing. Foram apenas três perguntas, porém muito interessantes. A primeira foi sobre os planos para o futuro do blog e ele comentou que adoraria escrever mais e que sua namorada, Garance (http://www.garancedore.fr/) escreve muito bem, tanto em inglês como em francês, e é uma inspiração para ele, assim como o seu pai Earl Schuman (a quem ele dedica o livro).

O mais interessante da conversa foi quando perguntaram sobre qual país ou cidade foi difícil conseguir uma boa foto e ele respondeu: Rio e São Paulo. Ele explicou que no Rio o aconselharam a não sair com a câmera fotográfica na rua e então lhe deram dois guarda-costas, o que intimidava muito as pessoas. O que mais gosta de fazer quando está conhecendo uma cidade é se perder pelas ruas. Sempre que faz isso consegue ótimas fotos e no Rio isso não é possível.
Já em São Paulo ele saiu bastante porém explicou que ou as pessoas são muito pobres ou ridiculamente ricas, que os pobres não tem acesso a moda e que os ricos vivem com medo da violência, fechados em seu mundo e que isso influencia muito na maneira das pessoas se vestirem.

Um repórter perguntou o que ele buscava em São Paulo, e ele respondeu: uma menina de cabelo curto. Para ele todas as meninas se vestem igual e têm o cabelo igual por medo de não serem aceitas ou para esbanjarem algum status social.
Outra cidade que ele comentou certa dificuldade foi Estocolmo (???). Sim, lá acontece o mesmo, as pessoas são tão trendy, tão cool, que ninguém se atreve a ir contra a tendência das high street labels.
Confesso que foi curioso ser a única brasileira na sala e escutar esse tipo de comentário. Passado o choque, eu concordo com ele. Amo São Paulo, mas no quesito moda temos que comer muito feijão com arroz. De todas as formas, só o fato de ele considerar nossas cidades , mostra o potencial do Brasil nesse mercado."


Scott Schuman autografa seu livro em Dublin. Elegante é ser educado, né?

She was there. Nana Lima representando o Brasil.

Um comentário:

  1. hey, scott, sai do cidade jardim e vem me procurar no jardim aeroporto! haha

    ResponderExcluir