11/01/2010

Metamorfose

A arquitetura faz milagres com espaços que tinham todas as credenciais para tranformar-se em depósitos ou lugares abandonados. Duas cidades da França mostram como dar nova cara aos velhos monstros.

VIP - Life, Saint Nazaire


VIP - Life, Saint Nazaire (bunker visto de longe)

Visito a pequena cidade de Saint Nazaire, na costa atlântica francesa, há quase uma década (é a terra natal do meu marido). Mesmo depois de tanto tempo, continuo impressionada pela história do lugar, que foi totalmente destruído na Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, os alemães ordenaram a criação de uma base submarina como ponto estratégico, em seu porto. Na fase da ocupação da França, 85% do seu território foi devastado, menos o bunker, que sobreviveu a incêndios e bombardeos provocados pelos aliados. Esse bloco cinza indestrutível seguiu intacto. E por muito tempo ninguém tinha claro o que fazer com ele. Há 3 anos, um urbanista catalão, Manuel de Solà-Morales, realizou um novo projeto, revitalizando a antiga base e colocou Saint Nazaire no circuito cultural europeu. O bunker virou LIFE , o Lugar Internacional das Formas Emergentes, que pretende mostrar a vanguarda de diferentes manifestações artísticas; e VIP, um espaço para a música contemporânea. E tudo isso, ao lado do que foi um estacionamento de submarinos (!).


LU (Lieu Unique), Nantes


LU (Lieu Unique), Nantes

A apenas 80 km de Saint Nazaire, Nantes também adotou a "reciclagem criativa" para alguns de seus espaços. Lembra das bolachas LU? Pois a primeira fábrica da marca foi aberta em Nantes. Hoje, o nome continua o mesmo, mas significa Lieu Unique, Lugar Único, em francês. Abriga salas de exposiões, shows e espetáculos, uma livraria, loja de design, um restaurante e um café. Além disso, é possível subir na torre da antiga fábrica, que oferece uma vista linda da cidade. Olhando a programação do local, vi que dois dias antes, um grupo de dança brasileiro tinha passado por lá: Bruno Beltrão / Grupo de Rua.


LU (Lieu Unique), Nantes


Ainda em Nantes, o que era antes uma oficina para a construção de barcos, virou um espaço lúdico para seres gigantes - Les Machine. Figuras talhadas em madeira com proporções assustadoras, usadas em espetáculos de teatro. Nesse lugar funciona o ateliê de construção e uma galeria onde se pode visitar as "peças" do próximo show. Um dos inventos está disponible para dar um passeio - o elefante. Mas esse é um assunto para outro post!

Olha o passo do elefantinho...

Um comentário:

  1. Fotos do Life de Saint Nazaire:
    http://www.lelife.org/bank.php?id_langue=1&id=6&id_type_media=1

    d.

    ResponderExcluir