16/07/2009

E viva a Internet 2.0

A explosão da internet 2.0 tem proporcionado muitos projetos interessantes e a Mahou, potente marca espanhola de cervejas, decidiu usar este fenômeno a seu favor. A empresa lançou há tres meses a campanha Wikipeli, em que qualquer internauta pode participar na realização de um curta-metragem. O resultado foi apresentado nesta semana, com um evento, em Madrid.

A partir de una sinopse inicial elaborada pelos roteiristas José Corbacho y Juan Cruz, contratados pela marca, cerca de 3.250 pessoas participaram como co-diretores online, decidindo sobre os rumos do roteiro, da montagem, do figurino, da direção de arte e fotografia. Os numeros são surpreendentes:

217 sugestões de título para o curta
686 sugestões de nomes para o protagonista
114 videocastings para diversos papéis e pontas
112 propostas de música para a trilha sonora
87 fotografias para inspirar locações
Centenas de sugestões de cartaz para o filme e para o trailer da película.

Imagina o tamanho dos créditos! O projeto deu forma ao curta Universos, de 30 minutos, que vc pode ver na íntegra abaixo. Um blog contando todas as etapas de realização do curta também foi criado, gerando mais de 40 mil acessos durante o processo. Enfim, na minha opinião, um projeto de respeito, que cria vínculos bastante intensos entre os participantes e a marca, além de muita notoriedade.


Um comentário:

  1. Mto muderrrno isso... será que um dia o Brasil estará preparado pra isso?? bjo Kissa

    ResponderExcluir