17/04/2009

A França além de Paris

A metade do blog foi pra Paris passar o fim de semana e a outra metade acaba de voltar da região da Provence, na França. Isso me faz lembrar de uma reflexão que tenho a cada vez que viajo ao país: o quanto estamos equivocados com a imagem da França. Me considero um pouco suspeita por ser casada com um francês, mas a verdade é que a percepção que um turista tem da França é apenas a percepção que tem de Paris... O mal humor, famoso por lá, está vinculado a uma cidade gigante que é invadida por pessoas do mundo inteiro com a missão de tirar o maior número de fotos possíveis. Isso também acontece em Barcelona, em Madrid, em Lisboa...Mas além dessa lenda sobre as pessoas, existe o conceito de que tudo o que é francês é elegante, chique e um pouco arrogante. E acabo de comprovar o contrário.

Vinho de caixinha (5l) por €10,50 é elegante? Parece que não, mas continua sendo bom e comprado direto do produtor...o que para mim é um luxo ainda maior.

Feirinha de verduras com barracas de artesanato, ervas, produtos cultivados na própria região...sem nenhuma frescura!



Escultura conceitual? Não consegui descobrir seu significado, mas com certeza dá um toque surreal a uma pracinha do pequeno povoado de Nyons.

E por lá, nada de cocô de cachorro nas calçadas...dispensador de lixinho pra ninguém sair com o sapato melecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário