18/06/2009

Estrangeiro não entende nada

Publicamos aqui há um tempo, uma nota sobre a notícia dos muros ao redor de 11 favelas no Rio. Confesso que fiquei bastante indignada, o que rendeu várias discussões entre amigos. As opiniões são variadas. O que é totalmente compreensível. Quem parece não entender isso é o novo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Em um nova matéria do mesmo jornal, o El País, ele é indagado por essa questão, entre outras. Ele tem todo direito de defender suas idéias... mas me parece desproporcional que julgue a opinião dos "estrangeiros" como faz na entrevista. O tom de suas respostas é: "vocês, que vivem fora do Brasil, não entendem nada". Por um lado é verdade, tem que viver para saber. Mas isso não impede que as pessoas tenham sua visão crítica de fora. Como a gente faz aqui. Acho essa postura tão prepotente, uma desculpa para quem não tem argumento. Ele chega a falar para o jornalista: "nunca ouvi ninguém do Morro Dona Marta reclamar dessa medida, vai lá e pergunta". E o repórter: "eu já fui, perguntei...e ouvi muitas reclamações". Adorei.
Não vou tirar as perguntas do contexto e nem fazer tradução livre. O texto está em espanhol, mas com um pouco de portunhol dá para entender. Vale a pena: texto na íntegra.
v.

Nenhum comentário:

Postar um comentário