29/10/2009

Mais uma da série: "a Europa é aqui"

Depois de importar de Portugal O melhor Bolo de Chocolate do Mundo, São Paulo abre as portas para mais uma franquia queridinha na Europa. O restaurante Le Relais de l'Entrecôte é conhecido na França inteira por oferecer um único prato: saladinha de alface com nozes, batata frita e filé mignon com um molho a base de mostarda cuja receita é segredo de família há mais de 40 anos.

A casa mais tradicional da rede, instalada em Saint Germain des Près, tem filas quilométricas na porta mesmo antes de abrir. Quando fui a Paris pela primeira vez, com a Alice Ferraz, íamos um dia sim e outro também, era o nosso restaurante preferido depois de caminhar a cidade inteira, de vitrine em vitrine.
O restaurante, que lá cobra 30 euros por pessoa para se comer o quanto quiser, aqui deve chegar com preços estratosféricos. Tupinichic.

O ambiente é aconchegante e bem parisiense


O prato famoso

A fila na porta, antes do restaurante abrir

28/10/2009

Todo mundo tem seus monstros

Os de Spike Jonze estão no filme "Where the wild things are" (Onde vivem os monstros, em português), que já estreiou nos Estados Unidos dia 16 de outubro, chega à Espanha no dia 18 de dezembro, e no Brasil, pelo que encontrei na internet, em janeiro de 2010. Adaptação do livro homônimo de Maurice Sendak, a história conta as fantasias de um menino que se "refugia" em seu próprio mundo. Em entrevista à revista Vice, Skipe Jonze falou sobre o intenso processo criativo de sua criatura, que durou nada menos que cinco anos. Li na edição espanhola, mas encontrei a mesma no site brasileiro da publicação.

Quero ver já!!!

v.


O paraíso pode estar ao lado

Durante os primeiros anos que morei em Barcelona, insisti em manter um certo bairrismo brasileiro, principalmente com algumas coisas específicas. Não que ele tenha desaparecido por completo, mas à medida que você vai conhecendo e entendendo melhor o lugar onde vive, aprende a gostar mais de algumas delas, selecionar as piores e cai na real: se for pra ficar reclamando, melhor voltar pra casa.

Uma das minhas afirmações preferidas, era que seria impossível encontrar praias tão lindas na Espanha como as do Brasil e que sem dúvida, a natureza do "meu país" era imbatível. Que fique claro, que as praias do Brasa vivem na minha mente dia e noite e tenho o mais devoto amor por uma dezena delas. Mas quase cinco anos de vida "ibérica" me fizeram ver coisas lindas por aqui e calar a boca.

Uma das minhas últimas descobertas está a apenas uma hora e meia de Barcelona (e eu só estive lá pela primeira vez na semana passada), a uns 10km de Tarragona, uma bonita cidade histórica que fica ao sul de Barça. Depois de uma caminhada de mais ou menos 2o minutos por um bosque fresquinho, com farta vegetação, chegamos a uma cala (praia pequena) que nesse caso nem era tão pequena assim, carinhosamente apelidada de Waikiki - o nome oficial é Cala La Fonda. Uma vista que me deixou muda. Mar transparente e falésias de areia em vários tons de amarelo. Isso mesmo, amarelo. A praia vazia, sem prédios, sem bares, sem estrada, sem carros...no silêncio. Incrível. Era disso que eu estava falando...e nem sabia que estava ao lado.

Eu estava sem câmera, amadora, a foto de cima é do Panorâmico - só para esclarecer que eu não desenho corações na areia...

v.

27/10/2009

Pagode de firrrma

A gente sabe que esse blog é bacana mas ainda não teve uma sacada ultra genial. Então, nos sentimos na obrigação de divulgar quem teve. O PagoDadoS faz análise gráfica das letras das músicas que são hit na Tropical FM. Não conheço a origem, mas imagino que deva ser algum pagodeiro do C.A. da FGV, não sei por quê. Mas vale muito a pena.

http://pagodados.tumblr.com/

m.



23/10/2009

Scott Schuman, do The Sartorialist, por Nana Lima

Nossa amiga e colaboradora que vive em Barcelona conseguiu conversar com o editor de um dos sites de tendências mais importantes do mundo. Falou sobre moda, Europa e Brasil. Confira:

"Quando vi que Scott Schuman, aka The Sartorialist, estaria em Dublin no mesmo feriado que eu, sabia que tinha ir. Primeiro porque seu livro estava esgotado na FNAC de Barcelona. Segundo porque não ia perder a oportunidade de conhecer o criador de um dos veículos mais influentes no mundo da moda atualmente.
No típico clima Dublin (chuva e cinza), na Gallery Of Photography bem no centro da cidade, nos reunimos. Primeiro em um bate papo de meia hora e logo depois o book signing. Foram apenas três perguntas, porém muito interessantes. A primeira foi sobre os planos para o futuro do blog e ele comentou que adoraria escrever mais e que sua namorada, Garance (http://www.garancedore.fr/) escreve muito bem, tanto em inglês como em francês, e é uma inspiração para ele, assim como o seu pai Earl Schuman (a quem ele dedica o livro).

O mais interessante da conversa foi quando perguntaram sobre qual país ou cidade foi difícil conseguir uma boa foto e ele respondeu: Rio e São Paulo. Ele explicou que no Rio o aconselharam a não sair com a câmera fotográfica na rua e então lhe deram dois guarda-costas, o que intimidava muito as pessoas. O que mais gosta de fazer quando está conhecendo uma cidade é se perder pelas ruas. Sempre que faz isso consegue ótimas fotos e no Rio isso não é possível.
Já em São Paulo ele saiu bastante porém explicou que ou as pessoas são muito pobres ou ridiculamente ricas, que os pobres não tem acesso a moda e que os ricos vivem com medo da violência, fechados em seu mundo e que isso influencia muito na maneira das pessoas se vestirem.

Um repórter perguntou o que ele buscava em São Paulo, e ele respondeu: uma menina de cabelo curto. Para ele todas as meninas se vestem igual e têm o cabelo igual por medo de não serem aceitas ou para esbanjarem algum status social.
Outra cidade que ele comentou certa dificuldade foi Estocolmo (???). Sim, lá acontece o mesmo, as pessoas são tão trendy, tão cool, que ninguém se atreve a ir contra a tendência das high street labels.
Confesso que foi curioso ser a única brasileira na sala e escutar esse tipo de comentário. Passado o choque, eu concordo com ele. Amo São Paulo, mas no quesito moda temos que comer muito feijão com arroz. De todas as formas, só o fato de ele considerar nossas cidades , mostra o potencial do Brasil nesse mercado."


Scott Schuman autografa seu livro em Dublin. Elegante é ser educado, né?

She was there. Nana Lima representando o Brasil.

22/10/2009

Você ainda vai ver isso no intervalo da novela

A Nana Lima, que vive mandando coisas legais para o blog, mandou ontem este vídeo. É um pouco longo, mas pale a pena ver até o fim. Aposto dez cruzeiros que alguma operadora de celular ou montadora de carros usará na próxima campanha. Aposto!

21/10/2009

Espanha aplaude o humor brasileiro


Ziraldo recebe hoje, em Madrid, em Alcalá de Henares, na verdade, um município vizinho da capital, o prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos por sua trajetória profissional. Um orgulho que com um universo tão brasileiro, seu trabalho alcance a tanta gente. Sua obra foi traduzida para diversas línguas, em realidade, e seus personagens acabaram sendo universais. Vejam a matéria que o El País publicou hoje sobre o acontecimento, que faz parte do XVI Muestra de Humor Internacional de Humor Gráfico de Alcalá de Henares.

v.

20/10/2009

Crânio

Neste fim de semana, fui passear pelo Centro, buscando um programa parecido com os que eu fazia em Barcelona. Pois é, paulistano nunca sai pra se divertir no Centro, afinal é sujo, né? E tem gente feia...e meninos de rua cheirando cola. Paulistano não gosta de ver essas coisas. Mas eu, que ando de mal dessa hipocrisia, estava lá com o Rica, vendo a nossa cidade com olhos de turista.

E vi coisas muito legais, como estes graffitis que cobrem os tapumes da reforma do Teatro Municipal. O prédio-orgulho-arquitetônico-clássico de São Paulo teve a fachada totalmente coberta para uma obra de restauração, dando espaço à imaginação do grafiteiro Cranio. Fiquei bem impressionada com a arte dele. Tem humor, tem crítica social, tem estilo e tem beleza. Pelo que pesquisei, há coisas dele espalhadas por toda a cidade. Ele é a cara de São Paulo.


Essa chama "Chocolate" e está no Vale do Anhangabaú

A fachada do Municipal

Várias obras fazem crítica social à questão do índio...

... como vocês podem perceber

* As fotos são do Flickr dele, entra lá: http://www.flickr.com/photos/cranioartes/

16/10/2009

Pequenas criaturas

Para os nostálgicos de plantão, algumas imagens do encontro anual de colecionadores de Playmobil, que aconteceu em Barcelona no fim de semana passado. Essas pecinhas que encaixam perfeitamente na mão de uma criança, viraram objetos de culto para os adultos. Afinal, da geração 70 / 80, quem nunca teve um?

v.
Atentos nas aulas do internato.


Em um conto de Edgar Allan Poe.


Na lua!


Na Alemanha Nazi!


Atentos ao espetáculo.


Na boca do tubarão!


Jogando basquete.


Na selva, pronto para ser devorado!
Fotos: David Eliot

15/10/2009

Flor no asfalto

Um projeto nos moldes dos que acontecem em Londres e Barcelona ganhou forma em São Paulo, há alguns dias. O artista plástico Felipe Morozini, uma das promessas das artes no Brasil, decidiu fazer um "jardim", no Elevado Costa e Silva, ou o Minhocão, um dos infelizes cartões postais da cidade. Batizado de Jardim Suspenso da Babilônia, o projeto está participando de um festival em Nova York. Olha que bacana:

14/10/2009

Memoria Villa

Não é só a Europa que exporta seus talentos na música clássica. O Brasil, apesar de não ter tradição e muito menos incentivo para os que querem viver de arte, também tem genialidade consagrada quando o assunto é Heitor Villa-Lobos. O maestro e compositor mais importante que o Brasil já teve (John Neschling e seu ego gigante que me perdoem) ganhou uma exposição no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A mostra, a mais completa sobre o maestro já feita, inaugurou ontem e fica em cartaz até 05 de janeiro. A idéia é traçar um paralelo entre a vida do autor e a história do Brasil, dividido em vagões de um trenzinho (do caipira?), cada um deles representando as fases Sertão, Paris, Anos 30/40, Amazônia e Américas.

Há ainda uma parte da mostra dedicada às crianças, com reproduções do folclore e brinquedos rústicos. Para completar, exibições de filmes e concertos de música, na praça do museu. Para até 2 mil pessoas, totalmente de graça. Viver no Brasil pode ser, sim, bem legal.

09/10/2009

No túnel do tempo...

...e dessa vez, o revival não é dos anos 80 (não aguento mais, agora as ombreiras voltaram com tudo mesmo). É diretamento da Idade Média!!! Depois da Festa de Grácia e da Festa de la Merce, foi o turno do meu bairro (Catalunha profunda) realizar sua fiesta mayor. Nem sinal do outono em Barcelona, o tempo tá ótimo, dá pra pegar uma prainha e as festas continuam...A crise tá aí, mas porque trabalhar mesmo? Me pergunto se esse é o pensamento geral. Enfim, o ilustre bairro de Hostafrancs, que nem sonha em entrar nos guias de turismo, e nem tem restaurantes descolados como deve ser na capital de tudo que é cool, comemorou os 150 anos de sua celebração, organizando sua tradicional Feira Medieval. Genial. O bairro vive no anonimato, mas está ao lado da Praça Espanha, super bem localizado. E é realmente divertido ver uma rua inteira, que está muito perto do centro, "vestida" de passado, com gente caracterizada, comidas, jogos infantis adaptados, rituais e o pessoal da "área" curtindo mesmo. Sem complexos, sem pretensões.

v.


Rendeiras catalãs na porta da minha casa.


A galera caprichou no figurino de época!


Modelitos à venda para os desavisados de última hora...


Burros estacionados nos sinais de trânsito, super normal, vai dizer!


Um forno de pão artesanal em plena Praça Espanha, que maravilha!!!!


Carrossel de madeira, com cavalos, vacas e decoração típica.


Execução da bruxa em praça pública!!!!


Rendas do Nordeste na festa medieval? Não combina muito, né? A Maíra tem razão, o Brasil tá na moda mesmo.


E olha a batucada aí, gente!!!! Até de verde, amarelo e azul os caras estavam.


E essa imagem podia até ser no Rio, não? Com churrasquinho de gato incluído!

08/10/2009

O Brasil tá na moda

Depois do pré-sal, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, não tem mais pra ninguém. O Brasil está na moda no próprio Brasil. Uma publicação de alma baiana e conteúdo com foco na cultura nacional foi lançada no mês passado, coordenada por uma promoter de Salvador. A revista 'Lícia' fala de comportamento, moda, luxo e consumo, com entrevistas e cases de nordestinos que fazem sucesso no sul ou gente daqui que se mudou para as terras quentes. A revista é bonita, valoriza o que há de mais natural e genuíno na cultura brasileira. O design foi desenvolvido pelo Sergio Gordillo, da agência África.

Outra história bacana e bem brasileira é uma linha de móveis desenvolvida pelo Marcelo Rosenbaum, para a Micasa. As peças têm inspiração na feira de Caruaru, considerada patrimônio cultural pela UNESCO. Móveis coloridos, com xilogravuras temáticas e desenvolvido em madeira de pinus levam o selo de "Biomóvel", que significa que foram produzidos de acordo com normas de ética e ecologia. Todo o processo de produção é controlado pela fábrica (Artefama), e inclui não apenas regras de sustentabilidade e reflorestamento, mas condições de transporte e comercialização. Os caminhoneiros que trazem a madeira, por exemplo, são orientados a não praticar sexo com crianças na beira das estradas por onde passam, e por aí vai. A iniciativa da fábrica é bem bacana, e o Brasil agradece.

m.

Capa da primeira edição da revista Licia, com o brasileiríssimo e chatíssimo 'Carlito Marron'

Rack com xilogravura de J. Borges, da linha de Rosenbaum para Micasa



Todos os móveis foram produzidos de acordo com normas éticas e de sustentabilidade


As cores fortes e a irreverência do arquiteto se traduzem em peças bem brasileiras

06/10/2009

Thai design

Quando você pensa em viajar para a Tailândia, idealiza automaticamente as praias maravilhosas, os elefantes, templos e a comidinha apimentada. Tem tudo isso, claro, mas encontrei em Bangkok uma boa surpresa no Centro de Design Criativo. Nunca tinha me interessado pelo design do país em questão, mas descobri que principalmente o design gráfico é super forte por lá, moderno, influenciado pelos japoneses...como muitas outras coisas. A moda em especial. As fotos não estão com boa qualidade porque a luz era pouca, mas dá para ver um pedacinho da exposição.

v.




Escovas de dente com formatos divertidos...



Velas de terror!


05/10/2009

Duerme Negrita

Hoje é um dia triste para a maioria dos Argentinos e triste para este blog também. Neste fim de semana morreu a cantora e compositora Mercedes Sosa, aos 74 anos, vítima de problemas renais e cardiorrespiratórios. Ela foi um ícone na luta contra a ditadura argentina, fez letras de protestos mais poéticas que as de Bob Dylan e até hoje é reverenciada pelo que significou na luta pela democracia em seu país. Eu, que adorava desfilar meu "español porteño" durante as borracheras, costumava cantar suas canções em parceria com meu amigo Gonzalo.

m.



02/10/2009

Homenagem

A gente tá de olho em tudo! Olha o que a campanha-homenagem que a Johnny Walker lança na semana que vem para celebrar as Olimpíadas de 2016. A gente conseguiu em primeira mão (será isso síndrome de jornalista?)

É nóis na fita!

A Espanha que nos desculpe, mas hoje, o blog é 100% brasileiro!

01/10/2009

Thai colors

Passei os dois primeiros dias em Bangkok completamente alucinada com o trânsito da cidade. Não porque é um caos e você pode demorar 15 minutos para a atravessar uma avenida mão dupla. Além de templos dourados, com detalhes de todas as cores imagináveis, você olha para a rua e está cheio de carros coloridos!!!!! É impressionante. Existem várias companhias que gestionam os táxis e os ônibus, e cada uma tem seu toque pessoal. O resultado é eclético. Sem falar nos tuk tuks, esses carrinhos abertos com motor de moto, que são um charme. Totalmente customizados. Pode ser meio robada pegar um, porque os caras se aproveitam mesmo, mas pelo menos uma vez, tem que rolar.

v.

Mangueira total!





Pink, o meu preferido


Táxi do Brasa!