11/08/2009

Okupações



Passo todos os dias por dois edifícios da minha rua (fotos acima), no bairro de Sants, em Barcelona, que estão "okupados". Esta é a palavra em catalão, utilizada pelo movimento dos "Okupas", que tem o mesmo significado que em português. Só que com o K no lugar do C. Grupos organizados invadem construções abandonadas e passam a viver nelas, até segunda ordem. Sempre me chama a atenção a frase que está na fachada: "contra tu vida de mierda, revuelta permaniente". Dá o que pensar ou não?

Essa é uma cultura bastante forte por aqui. Os integrantes tem um jeito de se vestir, um corte de cabelo e até um bairro preferido: Gràcia. Mas nem todo mundo que comparte o estilo, participa de verdade. E isso dá margem para uma história com dois lados bem diferentes. Um deles, baseado em princípios reais; e outro, espalhado por uma galera que confunde a ideologia com vandalismo. Nem sempre você sabe quando levar a sério. É o que acontece quando passo por esse lugar. Penso se essa "okupação" é legítima.

Mas algumas iniciativas são realmente bacanas. Como a do Can Vies (fotos abaixo), um espaço ocupado desde 1997, que além de servir como moradia, foi transformado em centro social, que realiza atividades culturais e educativas para a comunidade.

 


O site da Assembléia dos Okupas explica com todos os detalhes oque significa o movimento e porque participar. Estou tentando, através dele, descobrir o que acontece com os meus vizinhos...

v.

Fotos: David Eliot

Um comentário:

  1. Oi vavis!!
    Primeiro dizer que sempre passo aqui, mas acabo nao comentando.

    Quanto aos okupas, tenho a opiniao dividida. Há iniciativas legais sim. Mas vai me desculpar... Todos sao europeus e PODEM trabalhar, ta cheio de imigrante se ferrando para pagar aluguel, mas os caras dao duro. E eles morando de grátis, aeeeee

    Vida de merda a minha... será? Eu acho que tem é muita gente folgada no mundinho okupa. Gente que faz também, mas dá um tempo... vai tocar a sua flauta com unha suja e cabelo rasta longe de mim, hahaha

    Saudade, beijoca

    Lu.

    ResponderExcluir