21/08/2009

Outras músicas

A maneira de consumir e produzir música mudou totalmente nos últimos 10 anos, mas ainda continuam aparecendo formas originais para a divulgação de novos discos. Os grupos sabem que com o acesso livre ao formato mp3, o consumidor só vai pagar se encontrar um diferencial. Radiohead já fez história, lançando na internet, em 2007, o álbum "In Rainbows" para descarga totalmente grátis ou pelo preço que o usuário quisesse pagar. Mesmo com essa campanha, quando saiu no mercado tradicional, o disco chegou a ocupar o posto de mais vendido no Reino Unido. Agora, o grupo decidiu unir-se a uma causa solidárida. Por uma libra, é possível baixar em seu site a música "Harry Patch (In Memory of)", escrita por Thom Yorke, com o objetivo de arrecadar fundos para Royal British Legion. A música homenageia o soldado Patch, último sobrevivente da Primeira Guerra Mundial, que faleceu no dia 25 de julho.


Outro grupo britânico que resolveu apostar por uma causa justa é o Arctic Monkeys, que lançou um single do seu último disco com antecedência, nas mais de 700 lojas da ONG Oxfam, no Reino Unido. Toda a arrecadação feita com a venda do single "Crying Lightning" (o disco se títula "Humbug"), será destinada aos projetos da instituição. É a primeira vez em 25 anos que a Oxfam se beneficia desse tipo de ação. Disponível desde o dia 17 de agosto, por 2,99 libras, (aprox. 3,50 euros).



Manu Chao, famoso por sua música com conteúdo social, escolheu a Rádio Colifata (feita por internos de um hospital psiquiátrico em Buenos Aires), como tema do seu último trabalho e suporte para divulgá-lo. O público pode baixar o disco de forma gratuita ou pagar o que quiser, através do site da instituição. Os internos aparecem com o músico no clip da canção "Rainin' In Paradize", dirigido por Emir Kusturica (vídeo).


2 comentários:

  1. eeeeeeeeee
    oieeee
    Sem querer ser chata e insuportável e já sendo, Radiohead é tudo junto, ta vavis? É que cè sabe, né, eles moram no meu coraçao.
    Igual que os Arctic Monkeys, adoro essas crianças!!

    Faz tempo que quero te recomendar um blog, tenho certeza q vc vai achar genial, é da minha sobrinha postiça: www.olhometro.com

    depois me fala o que vc achou.

    beijo beijo!!

    Lu.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Lu! Pelo toque e pela recomendação!!! Logo te comento do blog. Beijo!

    ResponderExcluir